Na próxima quarta-feira (30), às 10h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, concederá entrevista durante *coletiva de imprensa sobre a Campanha de Restauro da Galeota Gratidão do Povo* – embarcação que, desde 1892, transporta a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, pela Baía de Todos os Santos, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A coletiva acontecerá na Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Na ocasião, além de Dom Murilo, estarão presentes o presidente da Comissão Especial para Restauro da Galeota Gratidão do Povo, padre Aderbal Galvão de Sousa; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e membro da Comissão de Restauro, padre Davi Oliveira Santos; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Bruno Tavares; a presidente da Fundação Mário Leal, Tania Scofield; e um representante da Marinha do Brasil.
Em 31 de dezembro de 2018 e 1º de janeiro de 2019, pela primeira vez após 127 anos, a Galeota Gratidão do Povo não fez parte das homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Boa Viagem. O embargo da galeota, realizado pela Capitania dos Portos da Bahia, se deu devido a problemas na estrutura da embarcação, como infiltração e rachadura na quilha. Durante a coletiva serão apresentados os atuais estágios de restauro da embarcação.
Texto: Pascom/Arquidiocese de Salvador
Foto: Divulgação