29 de março de 2024
  • :
  • :

União DEM-PDT em Salvador deve ser sacramentada em novembro

União DEM-PDT em Salvador deve ser sacramentada em novembro

Da Redação (redacao@newsba.com.br)

Pelo menos duas publicações da imprensa baiana indicam nesta quinta-feira (31) que estão bem encaminhadas as articulações entre o Democratas (DEM) do prefeito ACM Neto e o PDT do ex-ministro Carlos Lupi e do deputado federal Félix Jr. tendo em vista a eleição municipal de 2020 em Salvador.

O site Informe Baiano afirma que o ex-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, virá a Salvador no mês de novembro para a cerimônia de filiação do atual secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, ao seu partido. Nessa ocasião, será fechada a aliança com o DEM de ACM Neto, restando aos caciques apenas definir com base em pesquisa de opinião se a chapa será encabeçada pelo novo pedetista Leo Prates para prefeito e Bruno Reis (DEM) novamente para vice ou o contrário: Bruno Reis para prefeito e Leo Prates para vice.

De acordo com o jornalista Jairo Costa Júnior do Correio, o fechamento da aliança DEM-PDT, entretanto, depende ainda de conversas sobre a sucessão presidencial de 2022, o que arrastará a decisão para o ano que vem.

Em todo caso, o que se vislumbra com a praticamente certa união DEM-PDT é um movimento na direção do centro de ambas as legendas, com o DEM se afastando da direita bolsonarista e o PDT, por sua vez, se afastando da esquerda e, principalmente, do PT, partido de quem é aliado na esfera estadual na Bahia.

Além disso, a possibilidade do candidato do PDT vir a encabeçar a chapa com o DEM seria um sinal de que o partido de ACM Neto não busca a hegemonia política na Bahia, sabendo repartir os espaços de poder com aliados.

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *