4 de agosto de 2020
  • :
  • :

ACM Neto autoriza requalificação da Estrada Velha do Aeroporto

ACM Neto autoriza requalificação da Estrada Velha do Aeroporto

Um sonho antigo dos moradores de mais de 11 bairros cortados por uma das principais bases de tráfego de Salvador, a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), é iniciada pela Prefeitura a partir desta sexta-feira (1º). A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada em um trecho da via, em Pau da Lima, pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores e autoridades municipais, lideranças comunitárias e população.

A intervenção tem como intuito dar mais fluidez e segurança a motoristas e pedestres que trafegam diariamente pela via, que interliga a BR-324, na altura de Pirajá, até São Cristóvão, bairro vizinho ao Aeroporto. Com investimento próprio de R$30,5 milhões, esta será a maior intervenção viária executada pela gestão no quesito extensão, com 16,6km, superando os 14km requalificados da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em 2016. A medida é faz parte do conjunto de ações do programa Salvador 360, eixo Investe.

O prefeito lembrou que a Aliomar Baleeiro é uma das avenidas mais antigas e uma das que possuem maior volume de tráfego da cidade, por conectar vários bairros que são extremamente populosos. “É uma via que, ao longo dos anos, sofreu apenas intervenções pontuais e já não dava mais para fazer ações paliativas, como jogar asfalto novo. Era preciso refazer toda a avenida. Por isso, foi dedicado um bom tempo para fazer esse projeto, depois a realização da licitação e, agora, requalificar inteiramente a Estrada Velha do Aeroporto. A intenção é dar mais conforto, segurança e qualidade às pessoas que moram e trabalham em toda essa região”, resumiu ACM Neto.

Melhorias – A requalificação será dividida em quatro etapas. As melhorias envolvem desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade. O projeto contempla também a implantação de ciclovias.

Além do ordenamento do tráfego e nova iluminação, será melhorado o traçado da pista em trechos críticos e nos acessos aos bairros de Pirajá, Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Canabrava, Fazenda Grande, Nova Brasília, Mussurunga e São Cristóvão. As obras vão durar 11 meses e são coordenadas pela Seinfra.

De acordo com o titular da Seinfra, a requalificação vai possibilitar mais qualidade de vida aos cidadãos. “A intenção é possibilitar que as pessoas saiam de casa, cheguem ao trabalho e retornem para casa em um tempo muito mais rápido e com mais conforto, principalmente aquelas que utilizam transporte coletivo. Considero este um momento histórico para Salvador”, exaltou Bruno Reis.

História – A Avenida Aliomar Baleeiro foi construída na década de 1940, nos idos da II Guerra Mundial, para criar uma ligação entre as bases aérea, localizada no Aeroporto, e naval, em São Tomé de Paripe. Com isso, ela viabilizava um acesso rápido entre dois pontos estratégicos para a dinâmica das forças aliadas durante o conflito. Com o tempo, bairros foram surgindo ao longo da avenida, tornando o tráfego ainda mais intenso e alçando a Estrada Velha do Aeroporto a uma das principais vias de ligação da cidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *