18 de abril de 2024
  • :
  • :

Holiste Psiquiatria promove Jornada de Saúde Mental a partir de sexta

Holiste Psiquiatria promove Jornada de Saúde Mental a partir de sexta

A saúde mental é um aspecto fundamental da vida humana, que está relacionado não somente com o bem-estar do indivíduo, mas com o contexto social e familiar. Portanto, com as recentes e velozes mudanças nas estruturas sociofamiliares, impulsionadas principalmente pelos avanços tecnológicos, é natural que surja um desconforto psicológico nas pessoas, que precisam de tempo para se adequarem à nova realidade. Esse contexto será debatido na segunda edição da Jornada de Saúde Mental, que ocorre em Salvador, nos dias 8 e 9 de novembro, com o tema “O mal-estar no nosso tempo”.

“É preciso pontuar que em todos os tempos existe um mal-estar. Ele, porém, é mutável de acordo com as características de cada geração, sociedade, contexto. A questão é que, muitas vezes, por trás desse mal-estar existe sofrimento. Podemos colocar que, na atualidade, temos as questões relativas a gênero, sexualidade, adicções, angústia, ansiedade, questões ligadas à saúde mental de idosos, crianças e adolescentes muito presentes”, pontua Ueliton Pereira, psicólogo e diretor técnico da Holiste Psiquiatria, clínica que promove a Jornada.

Ele destaca que a proposta do evento é criar um espaço de debate em saúde mental, instigando novas pesquisas, reflexões e a produção de conhecimento. A Jornada é voltada em especial para profissionais e estudantes das diversas áreas que atuam ou desejam atuar na saúde mental.

Programação – As inscrições para a segunda edição já estão abertas. No dia 8, pela manhã, as psicólogas Lara Cannone e Raíssa Silveira trazem o tema da sexualidade, com mediação da psiquiatra Livia Castelo Branco. Na segunda mesa do dia, o psiquiatra Mateus Freire e o psicólogo Rogério Barros abordam as adicções, com mediação do psicólogo Pablo Sauce.

No período da tarde, a programação será aberta com um debate sobre depressão, que conta com a psiquiatra Fabiana Nery e a psicóloga Ethel Poll e mediação da psicóloga Caroline Severo. Na sequência, saúde mental na infância entra em pauta, com as palestras da psicóloga Alice Munguba e da fonoaudióloga Giciane Reis, mediadas pela acompanhante terapêutica Itatiara Xavier.

No segundo dia de evento, a clínica institucional será tema da mesa composta pelo psicólogo André Dória, pela acompanhante terapêutica Lívia Brandão e pela mediadora Elyasmin Sobral, psicóloga.

Em seguida, Maria Eugênia Glustak, psicóloga e Lucielma Cruz, terapeuta ocupacional, abordam as estratégias de ressocialização, mediadas pela acompanhante terapêutica Isabel Castelo Branco.

O evento será encerrado com a terapeuta ocupacional Michelle Campos e o psiquiatra André Gordilho, que abordam psicopatologias da velhice, com a mediação do psicólogo Ueliton Pereira.

A programação completa e as inscrições podem ser acessadas pelo site https://jornada.holiste.com.br.

Serviço:
Jornada de Saúde Mental
Quando: dias 8 e 9 de novembro, das 9h às 16h30 e das 9h às 15h
Valores: R$ 160,00 (profissionais) e R$ 80,00 (estudantes)
Onde: Fiesta Bahia Hotel
Inscrições: https://jornada.holiste.com.br




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *