19 de abril de 2024
  • :
  • :

Oficinas para elaboração do novo PDDU de Camaçari terão início no dia 12

Oficinas para elaboração do novo PDDU de Camaçari terão início no dia 12

Os trabalhos para a elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU) entram em uma nova fase, a de construção do cenário do diagnóstico e prognóstico (Camaçari é/ Camaçari será) a partir da visão da comunidade através das oficinas de participação social, que são encontros entre a população e a prefeitura, sendo uma das iniciativas mais democráticas e importantes para a construção do novo PDDU.

A primeira oficina acontecerá dia 12 de novembro (terça-feira), na Escola Municipal Cosme de Farias, situada no Bairro PHOC I (Nova Aliança) e contemplará a população residente nos PHOCs II e III, na Glaba H, Santa Maria, Lama Preta, Jardim Brasília, Camaçari de Dentro, Burissatuba e Recanto das Árvores, com previsão de início às 17h30 e de término às 20h30. O calendário completo, com os locais e horários dos próximos encontros deste primeiro ciclo estará disponível no Portal do PDDU.

No âmbito do plano de trabalho, as oficinas compõem tanto as etapas de diagnóstico e prognóstico (Camaçari é/ Camaçari será), como também, a etapa em que serão coletadas as propostas de modo a possibilitar a construção da visão de futuro (proposições), que conduzirá o município a um novo patamar de desenvolvimento socioeconômico e urbano, ou seja, do ambiente desejado (Camaçari que queremos).

As oficinas ocorrerão em dois momentos e terão metodologias distintas aplicadas para a coleta de contribuições da sociedade participante desses eventos de construção do novo PDDU. Neste primeiro ciclo acontecerão oito oficinas, sendo cinco na sede e três na costa. Os eventos públicos ocorrerão em dias úteis e aos sábados, com previsão de início às 17h30 e término às 20h30 e das 8h30 e término às 11h30, respectivamente.

Detalhes sobre o início do 1º ciclo das oficinas de participação social, como preparativos para realização, datas, locais, metodologia, apoio e logística e resultados esperados, foram tratados durante a 5ª reunião da Comissão Executiva para a Elaboração da Revisão do PDDU, realizada no último dia 31/10 (quinta-feira). Na oportunidade, ainda foi realizado um balanço das audiências públicas de lançamento dos trabalhos que ocorreram no mês de agosto.

A condução da reunião foi realizada pela presidente da comissão executiva, a assessora especial da Secretaria do Governo (Segov), a urbanista Juliana Paes. De acordo com ela, na leitura dos membros da comissão as audiências foram positivas, o grupo avaliou ainda que todas as expectativas foram alcançadas. “Foram aproximadamente 500 pessoas participantes nas duas primeiras audiências públicas, sendo a maioria o cidadão comum, ou seja, que não se sente representado por qualquer entidade e que quer conhecer e contribuir”, destacou.

Ainda segundo Juliana Paes, a partir de agora, será dada sequência à construção do diagnóstico e prognóstico. “A população é informada sobre os conceitos e as etapas do processo de planejamento municipal e a Prefeitura ouve a população sobre as leituras a respeito de seu bairro e da cidade como questões relacionadas à infraestrutura, condições de moradia, oferta de serviços públicos, problemas urbanos, entre outros. A visão da população é imprescindível para a definição das estratégias de desenvolvimento urbano a serem contempladas no novo PDDU”, ressaltou.

A presidente da comissão também lembrou que a intenção é chamar o cidadão comum para o debate, convocar a população a participar da elaboração do PDDU. “Porque só podemos construir uma cidade melhor para todos vivermos no futuro se debatermos sobre o tema hoje, se refletirmos juntos como ela é atualmente e como queremos projetá-la para os próximos anos”, concluiu.

A Prefeitura de Camaçari é a protagonista na condução do processo de elaboração da revisão do PDDU. A iniciativa é nada menos que a revisão da maior lei existente na administração municipal, depois da Lei Orgânica do Município de Camaçari e trata de estabelecer quais são as estratégias, diretrizes, objetivos, projetos e ações para o desenvolvimento do município para os próximos anos. A expectativa é de que o Projeto de Lei do novo PDDU seja enviado à Câmara de Vereadores, para apreciação e aprovação, em julho de 2020.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *