29 de março de 2024
  • :
  • :

Óleo já atinge praias em 28 cidades da Bahia; confira a lista

Óleo já atinge praias em 28 cidades da Bahia; confira a lista

As cidades de Prado e Alcobaça, que ficam no Extremo Sul da Bahia, também foram atingidas pelas manchas de óleo que contaminam o litoral do Nordeste. Com isso, nesta segunda-feira (4), o número de cidades baianas que registraram o aparecimento da substância subiu para 28.

As informações foram confirmadas pela divisão do Meio Ambiente de Prado e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Em Prado, as manchas atingiram a praia de Lagoa Grande, no final da tarde de domingo (3). A Sudec ainda não detalhou em que praia de Alcobaça as placas apareceram.

De acordo com a divisão do Meio Ambiente de Prado, todo o material foi recolhido no mesmo dia. Ainda não há um balanço de quanto óleo foi retirado da praia. Nesta segunda, a prefeitura monitora a orla da cidade. Além disso, órgãos do município – como a Secretaria do Meio Ambiente – estão reunidos com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para elaborar estratégias para conter o avanço do óleo nas praias de Prado.

Os pequenos fragmentos de óleo foram detectados em Abrolhos – berço de baleias-jubarte e de espécies raras de corais foram confirmados pela Marinha no dia 2 de novembro. Por causa disso, a visitação a Abrolhos foi suspensa por três dias.

Desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região, porém a ação não impediu o problema.

Segundo o órgão, quem fez a a remoção desses fragmentos na Ponta da Baleia, em Caravelas, e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos, foi o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA). Ele é formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Lista de cidades afetadas na Bahia:

Alcobaça (700 km de Salvador – extremo sul do estado): Nome da praia a ser divulgado

Prado (670 km de Salvador – extremo sul do estado)

Caravelas (723 km de Salvador – extremo sul do estado)

Abrolhos (550 km de Salvador – extremo sul do estado): Ilha de Santa Bárbara (praia).

Porto Seguro (710 km de Salvador – extremo sul do estado): Praia do Mucugê (praia – distrito de Arraial D’Ajuda); Praia de Pitinga (praia – distrito de Arraial D’Ajuda); Praia de Taípe (praia – distrito de Arraial D’Ajuda); e Praia de Trancoso (praia – distrito de Trancoso).

Camamu (195 km de Salvador – extremo sul do estado);

Belmonte (579 km de Salvador – sul da Bahia): Praia do Peso (praia); Terminal Marítimo de Belmonte (praia); e Guaiú (praia).

Valença (123 km de Salvador – baixo sul do estado): Praia de Taquari (praia)

Nilo Peçanha (152 km de Salvador – baixo sul): Barra dos Carvalhos (praia); e Praia do Pratigi (praia).

Jaguaripe (101 km de Salvador – recôncavo baiano): Praia dos Garcês (praia); Praia de Pirajuia (praia);

Una (525 km de Salvador – sul do estado): Praia de Comandatuba (praia);

Ituberá (169 km de Salvador – baixo sul do estado): Barra do Serinhaém (praia); Praia de Pratigi (praia); e Ilha de Kieppe (praia).

Uruçuca (412 km de Salvador – sudoeste do estado)

Canavieiras (423 km de Salvador – sul do estado)

Igrapiúna (179 km de Salvador – sudoeste do estado): Ilha do Contrato (praia); Ilha Coroa Vermelha (praia); e Timbuca (praia);

Itacaré (390 km de Salvador – sul do estado): Tiririca (praia); e Itacarezinho (praia);

Ilhéus (300 km de Salvador – sul do estado): Praia do Norte (praia); Praia da Avenida Soares Lopes (praia); e Praia da Ponta do Ramo (praia);

Cairu (300 km de Salvador – baixo sul do estado): Segunda Praia (praia – distrito de Morro de São Paulo); Terceira Praia (praia – distrito de Morro de São Paulo); Quarta Praia (praia – distrito de Morro de São Paulo); Quinta Praia (praia – distrito de Morro de São Paulo); Praia de Moreré (praia – distrito de Boipeba); e Garapuá (praia).

Maraú (250 km de Salvador – baixo sul do estado): Praia de Barra Grande (praia – distrito de Barra Grande); Praia de Cassange; Praia dos Gringos (praia – distrito de Barra Grande); Taipu de Fora (praia); Três Coqueiros (praia); Saquaíra (praia); Algodões (praia); e Taipu de Fora (praia).

Itaparica (Ilha de Itaparica – RMS)

Vera Cruz (Ilha de Itaparica – RMS): Jaburu (praia); Barra Grande (praia); Barra do Pote (praia); Tairu (praia); Berlinque (praia); e Aratuba (praia).

Salvador: Piatã (praia); Praia do Flamengo (praia); Jardim dos Namorados (praia); Jardim de Alah (praia); Praia de Placaford (praia); Buracão (praia); Ondina (praia); Pituba (praia); Boca do Rio (praia); Stella Maris (praia); Farol da Barra (praia); Corsário (praia); Paciência (praia); e Pedra do Sal (praia).

Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS): Ipitanga (praia); Vilas do Atlântico (praia); e Rio São Joanes (rio);

Camaçari (47 km de Salvador – RMS): Arembepe (praia); Guarajuba (praia); Itacimirim (praia e manguezal); e Jauá (praia).

Mata de São João (61 km de Salvador – RMS): Praia do Forte (praia); Imbassaí (praia e manguezal); Santo Antônio (praia); e Costa do Sauípe (praia).

Entre Rios (142 km de Salvador): Subaúma (praia); Porto de Sauípe (praia); e Massarandupió (praia).

Esplanada (170 km de Salvador): Baixio (praia); Mamucabo (praia); Rio Inhambupe (rio); e Rio Subaúma (rio).

Conde (186 km de Salvador): Barra da Siribinha (praia); Barra do Itariri (praia); Sítio do Conde (praia); Poças (praia); e Rio Itapicuru (rio).

Jandaíra (205 km de Salvador): Coqueiro (praia); Mangue Seco (praia); Três Coqueiros (praia); Costa Azul (praia); Rio Itapicuru (rio); e Rio Real (rio).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *