28 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador é a nona capital em equipes de saúde da família no País

Salvador é a nona capital em equipes de saúde da família no País

Salvador deflagrou a maior expansão da história em cobertura de atenção básica, saindo de 18% (dezembro/2012) para 49% dos soteropolitanos assistidos pela estratégia de assistência primária nos últimos sete anos. Isso colocou a cidade como a nona capital do país com maior número de equipes de saúde da família implantadas, saltando de 104 para 214 equipes completas atuando nos postos de saúde do município.

Todo esse trabalho que coloca Salvador como a capital que mais avançou na estruturação da saúde básica entre as capitais brasileiras nos últimos anos, só foi possível graças reogarnização da rede com a construção/requalificação de 239 unidades, aliada a convocação de mais de 4 mil profissionais de saúde para atuação nesses postos.

Entre as iniciativas para seguir na ampliação da cobertura está a convocação dos médicos aprovados concurso público e REDA, bem como a contratação de médicos via chamamento público na modalidade pessoa jurídica e a implantação do programa de residência. Essas ações garantirão que a inauguração de novas unidades de saúde prevista para ainda este ano seja realizada com a atuação de equipes completas.

“A saúde tem sido desde o início uma das prioridades dessa gestão e é notório o quanto Salvador tem avançado nessa área nos últimos anos, seja com a construção do primeiro Hospital Municipal da cidade, implantação de nove novas UPAs, dos quatro multicentros, além da reforma de 100% dos postos da nossa rede. Isso demonstra vontade política em dar mais qualidade de vida, sobretudo, às pessoas que mais precisam. Vamos continuar seguindo passo de forma intensa para entregar ao povo soteropolitano uma das melhores estruturas de saúde pública do país”, declarou Leo Prates, secretário municipal da pasta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *