Cerca de 7,5 mil novas doses da vacina pentavalente serão distribuÃdas em 26 postos de saúde de Salvador, a partir de segunda-feira (18), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacina pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria da influenza tipo B.
Na última quinta-feira (14), a vacina, que protege contra cinco doenças e precisa ser aplicada em bebês de até seis meses, ficou em falta nos postos de saúde da capital baiana.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que vem sofrendo queda no fornecimento da pentavalente desde julho, e que o estoque está zerado em Salvador, e que não tem previsão de quando terá a vacina disponÃvel.
De acordo com a SMS, os postos funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h. A pentavalente protege contra a hepatite b, difteria, tétano, coqueluche e hemofilia a b. É necessário que as crianças tomem três doses: a primeira aos dois meses, a segunda aos quatro e a terceira aos seis.
A distribuição da vacina começou a ser reduzida desde julho porque, segundo o Ministério da Saúde, um lote não passou no teste de qualidade e o contrato com fabricante foi interrompido.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em novembro a Bahia recebeu 70 mil doses, 10 mil a mais que o normal. Mas, segundo o órgão, com o acúmulo de crianças que ficaram sem se vacinar desde julho, a quantidade não foi suficiente pata imunizar todas as crianças. A Sesab destacou que a previsão é de que o estoque seja regularizado no inÃcio de dezembro.