29 de março de 2024
  • :
  • :

Postos de saúde de Salvador recebem 7,5 mil novas doses da vacina pentavalente

Postos de saúde de Salvador recebem 7,5 mil novas doses da vacina pentavalente

Cerca de 7,5 mil novas doses da vacina pentavalente serão distribuídas em 26 postos de saúde de Salvador, a partir de segunda-feira (18), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacina pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria da influenza tipo B.

Na última quinta-feira (14), a vacina, que protege contra cinco doenças e precisa ser aplicada em bebês de até seis meses, ficou em falta nos postos de saúde da capital baiana.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vem sofrendo queda no fornecimento da pentavalente desde julho, e que o estoque está zerado em Salvador, e que não tem previsão de quando terá a vacina disponível.

De acordo com a SMS, os postos funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h. A pentavalente protege contra a hepatite b, difteria, tétano, coqueluche e hemofilia a b. É necessário que as crianças tomem três doses: a primeira aos dois meses, a segunda aos quatro e a terceira aos seis.

A distribuição da vacina começou a ser reduzida desde julho porque, segundo o Ministério da Saúde, um lote não passou no teste de qualidade e o contrato com fabricante foi interrompido.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em novembro a Bahia recebeu 70 mil doses, 10 mil a mais que o normal. Mas, segundo o órgão, com o acúmulo de crianças que ficaram sem se vacinar desde julho, a quantidade não foi suficiente pata imunizar todas as crianças. A Sesab destacou que a previsão é de que o estoque seja regularizado no início de dezembro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *