29 de abril de 2024
  • :
  • :

Secretários de habitação fazem visita técnica ao programa Morar Melhor de Salvador

Secretários de habitação fazem visita técnica ao programa Morar Melhor de Salvador

Um dos programas de sucesso da Prefeitura de Salvador, o Morar Melhor chegará a 40 mil casas reformadas até o ano que vem. Desenvolvido há quatro anos e já premiada, a iniciativa realiza intervenções de casas em situação precária, no valor de até R$ 5 mil. Já são mais de 120 localidades atendidas e quase 27 mil casas reformadas. Uma comitiva formada por secretários e gestores de Habitação de Campinas e Hortolândia (SP), Macapá (AP), Niterói (RJ), Nossa Senhora do Socorro (SE) e Feira de Santana (BA) participou de uma reunião de apresentação do programa e depois seguiu em visitação às obras do Morar Melhor nas localidades de São Gonçalo do Retiro, Castelo Branco e Palestina.

A visita técnica é consequência da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ocasião em que o programa foi apresentado aos governantes municipais como um dos grandes exemplos de programas de impactos sociais do Brasil. Assim que chegaram a capital baiana, os governantes participaram de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Urbanismo (Sedur), no Edifício Thomé de Souza, na Avenida ACM, onde o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, explanou detalhes técnicos sobre o Morar Melhor.

“O Morar Melhor tem depoimentos marcantes que nos sensibilizam sempre. Não há nenhuma obra hoje que toque mais diretamente em uma família do que esse projeto. Quando reformamos a casa de alguém, tocamos no coração. Por isso o programa já é a iniciativa mais desejada da cidade”, afirma o secretário. Reis acrescenta ainda que o Morar Melhor será expandido aos bairros que ainda não foram contemplados e com uma novidade. “Na terceira etapa o valor da reforma por casa passará para 7 mil reais”, assegura o secretário.

À tarde, a comitiva de secretários seguiu em visita às casas beneficiadas pelas melhorias do programa. Ao chegar à Baixinha de Santo Antônio, nas ruas Santo Onofre e 29 de setembro, no bairro do São Gonçalo do Retiro, onde 200 casas foram contempladas, os governantes puderam ver de perto a grandiosidade do projeto. Admirado com o alcance social da iniciativa, o secretário de Habitação de Niterói, Roberto Fernandes, teceu elogios e fez questão de afirmar que vai implantar a iniciativa em sua cidade. “Com certeza vamos copiar no Rio de Janeiro. Uma ação como essa merece ser reproduzida, é um projeto incrível que resgata a dignidade das pessoas. É emocionante chegar na casa de uma pessoa que não tinha telhado e ouvir o quanto está feliz por ter um abrigo coberto”, comentou.

Casa nova, vida nova – Com a casa totalmente reformada, desde outubro, a dona de casa Angelita Barbosa, 41 anos, descreve a emoção de sentir protegida em dias de chuva. A casa de nº 259, que antes tinha telhas velhas escoradas em pedaços de madeira, recebeu telhado, pintura, portas e janelas novas. “Molhava tudo aqui. A gente nem dormia. Esse programa é uma benção, eu nunca teria dinheiro para reformar minha casa. A Prefeitura chegou aqui e fez. Posso dizer que ganhei uma casa novinha em folha e hoje minha família mora melhor”, disse a beneficiária que vive no imóvel com três filhos, marido e uma neta. Após conhecer as melhorias dos imóveis em São Gonçalo do Retiro, o grupo esteve nas regiões de Castelo, na Regional São Cristóvão, Via Regional e Rua Novos Talentos, onde 282 imóveis foram beneficiados e na sequência no bairro da Palestina, nas ruas Tancredo Neves e Getúlio Vargas da Palestina, região em que Morar Melhor foi implantado em 200 imóveis.

Inspirando o Brasil – Esta não é a primeira vez que o Morar Melhor é exibido para representantes de outras cidades e estados. Já estiveram na capital para conhecer o programa as prefeituras de Caruaru (PE), Camaçari, Paulo Afonso, Indiaroba (SE), Campinas (SP e Maricá (RJ), além dos estados de Tocantins, São Paulo e Alagoas. Em 2018, a iniciativa foi apresentava em Brasília na Comissão Mista no Congresso e em Washinton, no evento “Tools for Building Resilient Infrastructure Workshop”, promovido pelo programa 100 Cidades Resilientes (100RC).

Desenvolvido sob a coordenação da Seinfra, o Morar Melhor é divido em três fases: cadastramento, execução das obras e fiscalização. As melhorias são indicadas pelos próprios moradores e incluem reboco e pintura, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias. O cadastramento das residências é feito pela Prefeitura. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza, com renda per capita inferior a R$ 85; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *