29 de março de 2024
  • :
  • :

Martagão firma parceria com hospital dos EUA referência em câncer infantojuvenil

Martagão firma parceria com hospital dos EUA referência em câncer infantojuvenil

O Hospital Martagão Gesteira firmou uma parceria com o St. Jude Children’s Research Hospital, o mais conceituado centro de tratamento e pesquisa pediátrica norte-americano, focado em doenças graves infantis, sobretudo leucemia e outros tipos de câncer. Dentre as ações previstas, há um projeto para implementar uma escala para reconhecimento de casos graves de câncer infantojuvenil, com o objetivo de reduzir a mortalidade desses pacientes.

Com este intuito, acontecerá uma primeira capacitação dos profissionais do Martagão, nesta sexta (22) e no sábado (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Este projeto especifico de capacitação já alcançou 40 hospitais da América Latina e o Martagão é o primeiro e único hospital brasileiro a participar dele. A ação, que ocorre no auditório do Martagão, das 8h às 18h, é uma das muitas previstas na parceria.

Neste primeiro encontro, três profissionais enviados pelo St. Jude irão capacitar médicos do hospital, visando a melhoria do atendimento dos pacientes internados, com base na “Escala de Sinais de Alerta Precoce (ESAP)” em pediatria. “Essa escala tem como objetivo identificar precocemente sinais de alerta de gravidade, para que providências sejam adotadas o mais cedo possível e, desta forma, nós possamos reduzir a mortalidade de crianças com câncer”, ressalta a coordenadora do Setor de Oncologia do Martagão, Luciana Nunes.

“É um projeto fundamental para a nossa unidade, com o intuito de melhorar a assistência a crianças com câncer. Estamos muito envolvidos para que essa parceria seja executada da melhor forma e traga muitos benefícios para o tratamento dos nossos pacientes. A ideia é que possamos, também, estender esse projeto para todo o hospital”, acrescentou a oncologista pediátrica.

Está previsto, ainda, uma segunda capacitação de profissionais do Martagão fora do Brasilala. “A primeira capacitação ocorre neste final de semana na nossa instituição filantrópica. A segunda será realizada na Guatemala. Um oncologista e uma enfermeira do Martagão serão treinados no primeiro hospital que implementou esse projeto”, conta a oncopediatra Juliana Costa.

A diretora médica do Martagão, Milena Pessoa, destaca a importância dessa parceria para a instituição filantrópica que atende, por ano, mais de 80 mil crianças vindas de todo o estado com diferentes patologias. “A parceria com o St. Jude é muito relevante para a nossa instituição, pois eleva o nosso Setor de Oncologia ao cenário internacional, além de melhorar a qualidade do nosso serviço junto a tutoria deles. É um projeto que possibilita estreitar a nossa relação para que outras iniciativas surjam”, afirma.

O Martagão Gesteira é mantido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Sob a gestão da entidade estão, ainda, o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Crea-Tea) e o Hospital Sokids, em Vilas do Atlântico.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *