26 de abril de 2024
  • :
  • :

Paulo Azi comemora início da operação do Baixio de Irecê e critica ausência do governador

Paulo Azi comemora início da operação do Baixio de Irecê e critica ausência do governador

O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, comemorou nesta sexta-feira (21) a autorização pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do início das operações de produtores rurais nas etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, em Xique-Xique.

A cerimônia contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canutto, dos deputados federais Elmar Nascimento(DEM), Leur Lomanto Júnior (DEM), Arthur Maia (DEM) e Adolfo Viana (PSDB), além de prefeitos da região, entre eles Reinaldo Braga Filho (Xique-Xique) e Ivan Oliveira (Itaguaçu), do ex-deputado Reinaldo Braga e do presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto.

Já o governador Rui Costa (PT) não foi à solenidade, apesar de ter sido convidado pelo ministro, e não mandou representante do governo do estado. Azi criticou a postura do petista, que está em nova viagem à Europa. “Novamente o governador fica de picuinha e coloca questões políticas na frente dos interesses do estado. Estamos diante de um empreendimento que abrange 16,5 mil hectares irrigáveis, divididos em 375 lotes individuais e empresariais. Mas parece que o governador não dá importância por ser uma obra do governo federal”, afirmou.

O deputado destaca que serão gerados cerca de 20 mil empregos. O empreendimento foi executado pela Codevasf e é um dos projetos que integram o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. “O Baixio do Irecê deve se consolidar como um grande polo agrícola do estado, com geração de emprego e renda e atração de investimentos que serão cruciais para o desenvolvimento de toda a região”, enfatizou.

O projeto foi concebido na década de 1970 na gestão do ex-governador ACM e teve as obras iniciadas em 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com o ministério, até agora o governo federal já investiu R$ 968,5 milhões para a aquisição de 93,5 mil hectares de área irrigável e de reserva legal e execução e manutenção das duas primeiras etapas do projeto.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *