23 de abril de 2024
  • :
  • :

Geomanta leva proteção para área de risco em São Caetano

Geomanta leva proteção para área de risco em São Caetano

Os moradores da Rua da Fonte da Bica, em São Caetano, eram só alívio e gratidão pela geomanta aplicada pela Prefeitura em 1.610 m² de encosta, com investimento de quase R$223 mil e beneficiando cerca de 550 famílias que vivem na região. A entrega do equipamento foi feita nesta quarta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, demais gestores municipais, autoridades e populares.

O prefeito salientou que, mesmo em dias de sol, a administração municipal prossegue pensando em ações preventivas para o período chuvoso. “São Caetano é uma das regiões que mais sofrem com as chuvas, devido à topografia composta por muitos vales, baixadas e encostas. A gente traz hoje solução com geomanta, que se soma às outras quase 300 áreas protegidas em toda a cidade de Salvador. Isso traz segurança para a vida das pessoas. A preocupação com as chuvas acontece nos 365 dias do ano e a prova está aqui, com a satisfação da população, pessoas que viviam com medo, não conseguiam dormir em paz, porque vinha o risco de escorregamento dessas encostas e agora estão plenamente seguras com esta ação da Prefeitura”, relatou.

A antiga situação é comprovada pela comerciante Jucineia Miranda, de 50 anos, que reside na localidade desde que nasceu. “Época de chuva aqui sempre foi um transtorno, a gente já teve histórico de deslizamento de terra, vários moradores morreram sem ver esse benefício. Essa geomanta trouxe alívio, é um sonho de uma vida. Pra gente é um agradecimento imenso”.

Também moradora da Rua da Fonte da Bica, Daiane Paixão, de 35 anos, também afirmou que os moradores ganharam qualidade de vida. “Moro bem junto da escadaria e a situação da encosta era terrível quando chovia. Graças a Deus a situação melhorou bastante.” Ela ainda destacou outro benefício proporcionado pela Prefeitura. “A gente tinha medo de sair daqui à noite, porque estava tudo escuro. Agora, depois da nova iluminação em LED, a gente sai tranquilo à noite. Foi muito bom, mesmo”, completou.

Balanço – Desde quando foi adotada pela Prefeitura, em 2016, a tecnologia de geomanta – que faz uso de material em PVC e geotêxtil para conter e estabilizar encostas na cidade – já foi aplicada em 186 localidades. O investimento total do município, através da Codesal, foi de R$17,3 milhões.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *