29 de março de 2024
  • :
  • :

Receita coloca 33,8 mil contribuintes baianos na malha fina

Receita coloca 33,8 mil contribuintes baianos na malha fina

Na Bahia, 33.859 declarações ficaram retidas na malha fina do Imposto de Renda 2019, conforme divulgou a Receita Federal na segunda-feira (9). As consultas ao último lote do IR foram abertas na segunda-feira e quem não estiver nesse lote, nem apareceu nos anteriores, está na manhã fina. Clique aqui para consultar se você está no lote de restituição.

Com relação aos dados nacionais, a Receita Federal informou que em todo o país 700.221 contribuintes tiveram suas declarações retidas.

Quando entram na também chamada malha fiscal, as declarações dos contribuintes ficam retidas para que pendências sejam verificadas e que haja a correção dos erros. As restituições são pagas apenas após a questão ter sido resolvida.

Além das declarações retidas, a Receita informou que serão creditadas restituições para 14.538 contribuintes baianos, totalizando o valor de R$ 31.398.148,28.

Para confirmar que está na malha fina, o motivo e o que fazer para resolver a pendência, o contribuinte deve fazer a verificação pelo serviço Meu Imposto de Renda da Receita Federal, no site da instituição. Para isso, é preciso gerar um código de acesso, a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.

Segundo a Receita, as principais razões que levaram à retenção de declarações em 2019 foram: omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 35,6% das declarações com esta ocorrência; despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência; divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% declarações com esta ocorrência; dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5% declarações com estas ocorrências.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *