28 de março de 2024
  • :
  • :

Lavagem do Bonfim 2020 vai acontecer no dia 16 de janeiro

Lavagem do Bonfim 2020 vai acontecer no dia 16 de janeiro

A Lavagem do Bonfim de 2020, em Salvador, um dos eventos religiosos mais importantes da Bahia, espera atrair cerca de 2 milhões de pessoas. A lavagem será realizada em 16 de janeiro, conforme informou o reitor da Basílica do Bonfim padre Edson, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19).

A lavagem faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorrem celebrações católicas entre os dias 9 e 19 de janeiro. O tema em 2020 será “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”. Além do tema, a festa ainda terá o lema de “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”.

O tema escolhido para a festa remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril de 2019, com o objetivo de comemorar a chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador. “Que Deus nos conceda a graça para comemorar os 275 anos da imagem de Nosso Senhor do Bonfim”, destacou o padre.

A programação, novidades na lavagem em frente à Basílica do Bonfim e programações da última e da primeira sexta-feira do ano também foram divulgadas na coletiva de imprensa que foi realizada no centro comunitário da Basílica, no bairro do Bonfim, na capital baiana. O padre Edson falou ainda que este ano a festa do Bonfim vai contar com uma quermesse.

Ao final do cortejo, a lavagem sincrética, que conta com católicos e o povo de santo não será realizada apenas no adro, como nos últimos anos, mas nas escadarias da Basílica do Bonfim, detalhou o padre.

“As pessoas não conseguiam ver muito bem a lavagem que é chamada de lavagem das escadarias, mas o que era lavado era o adro da igreja. Então a ideia é que as pessoas possa ver melhor”, revelou o padre Edson.

Além disso, o padre detalhou que na véspera da lavagem, no dia 15 de janeiro, às 15h, a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será levada, em uma procissão marítima, até o 2º Distrito Naval de Salvador. A imagem fica na Basílica da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e às 7h do dia 16 de janeiro, os fiéis seguem da basílica na tradicional caminhada religiosa de Corpo e Alma que seguirá em direção à Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim.

O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido em uma grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira, para recordar a chegada da imagem a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar.

Programação da Festa de Nosso Senhor do Bonfim em 2020:

Dia 9 de de janeiro – Quinta-feira
18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020.
19h – 1ª noite da novena: Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira, Reitor da UCSAL.

Dia 10 de janeiro – Sexta-feira
19h – 2ª noite da novena: Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia de N. S. da Assunção – Itaigara.

Dia 11 de janeiro – Sábado
19h – 3ª noite da novena: Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor – Centro Administrativo da Bahia – CAB

Dia 12 de janeiro – Domingo
19h – 4ª noite da novena: Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de N. S. da Vitória, Canela

Dia 13 de janeiro – Segunda-feira
19h – 5ª noite da novena: Pregador: Pe. Alex Almeida, Pároco da Paróquia de N. S. da Boa Viagem, Dias D’Ávila – Diocese de Camaçari

Dia 14 de janeiro – Terça-feira
19h – 6ª noite da novena: Pregador: Pe. Edmilson Santos do Costa, Pároco da Paróquia de N. S. do Ò – Paripe.

Dia 15 de janeiro – Quarta-feira
15h – Saída da imagem do Senhor do Bonfim para procissão marítima até o 2º Distrito Naval.
19h – 7ª noite da novena: Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, Pároco da Paróquia de N. S. da Conceição – Periperi

Dia 16 de janeiro – Quinta-feira – Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a imagem peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das escadarias da Basílica.

Dia 17 de janeiro – Sexta-feira, às 19h – 8ª noite da novena.
Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R –Vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.

Dia 18 de janeiro –Sábado, às 19h – 9ª noite da novena.
Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.

19 de janeiro – Domingo – Dia da Festa
5h – Alvorada
Horários das missas: 5h, 6h, 7h30min, 9h, 15h.
10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.
16h – Procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.
Encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *