28 de março de 2024
  • :
  • :

Costa de Camaçari oferece 42 km de praias e festas no verão

Costa de Camaçari oferece 42 km de praias e festas no verão

O clima mais quente do ano, além de praticamente ser um convite às praias da Costa de Camaçari, também vem acompanhado de comemorações e festejos tradicionais da época. Seja na sede ou na Costa, o que não irá faltar para camaçarienses e turistas – que chegam pra curtir a melhor estação do ano -, é um calendário recheado de eventos, festas populares e lavagens.

Os 42 quilômetros de praias, distantes apenas 38 quilômetros do aeroporto da capital baiana, são alguns dos números que tornam Camaçari uma boa opção para quem deseja aproveitar ao máximo o período. A rede hoteleira é um atrativo a mais. Os hotéis e pousadas estão em constante atualização para melhor receber os hóspedes que pretendem curtir os eventos de verão da cidade.

As festas são realizadas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos, e demais secretarias do município.

Confira a programação de festas e eventos:

JANEIRO:
Lavagem Barra do Pojuca
Dias: 10 a 13/01
Realizada há mais de 100 anos, a lavagem de Barra do Pojuca abre o ciclo de lavagens que acontecerão no novo ano. Rendendo homenagens a São Francisco de Assis, fiéis seguem em procissão por um percurso de, aproximadamente, dois quilômetros, saindo da entrada do distrito em direção à Igreja Matriz, localizada na praça principal. Além do tradicional cortejo, a programação ainda inclui apresentações culturais e a festa profana com a apresentação de diversas bandas.

Lavagem Monte Gordo
Dias: 17 a 20/01
Também rendendo homenagens a São Francisco de Assis, Monte Gordo segue como manda a tradição. O percurso do cortejo religioso conta com três quilômetros até a Igreja Matriz, em frente à feirinha da localidade. Durante o trajeto, baianas, fanfarras, grupos de sopro e percussão acompanham fiéis e turistas que encaram a caminhada que exalta o padroeiro da localidade. Já a parte profana das comemorações será iniciada à noite, onde bandas locais e regionais se apresentam para moradores e turistas.

Lavagem Vila de Abrantes
Dias: 18 e 19/01
O festejo, que acontece em homenagem ao padroeiro do distrito, São Sebastião, é precedido por um tríduo, que é celebrado na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz. Já a parte profana acontece no espaço de eventos Fonte da Caixa, ao lado do campo Nery Nunes, conhecido como Tudão. A programação conta com diversos shows, além de desfile de bloco.

Lavagem Jauá
Dias: 24 a 27/01
Por fim, mas não menos importante, é a vez da comunidade de Jauá render homenagens ao protetor dos pescadores e da localidade, Bom Jesus dos Navegantes. Com percurso de aproximadamente três quilômetros, a concentração é feita na entrada de Jauá e segue sentido Rua Direta de Jauá, rumo à igreja católica, localizada nas proximidades da Lagoa do Papagaio. Durante o tradicional cortejo, baianas, fanfarras, grupos de sopro, percussão e de capoeira animam os devotos.

FEVEREIRO:

Festa de Yemanjá
Local: Arembepe
Dia: 2 de fevereiro
Ainda na madrugada, adeptos das religiões de matriz africana, turistas e devotos se juntam para reverenciar Yemanjá – a orixá mais conhecida e cultuada do país – através de oferendas e balaios. Toda a praia de Arembepe é tomada pelo azul e branco, cores tidas como favoritas da deusa africana. Baianas, grupos culturais e rodas de música que reverenciam Janaína, como ela também é conhecida, compõem a festa. No final da manhã, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores e alfazema para alto mar.

CARNAVAL
Dias: 21, 22, 23, 24 e 25
Quem escolher passar os dias da folia momesca na Costa do município, irá se divertir desfrutando de diversas apresentações musicais. A festa acontece nas praças principais das localidades de Mutirão de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Monte Gordo. Cerca de 40 atrações musicais, entre os ritmos: arrocha, música eletrônica, axé, pagode, samba, entre outros, fazem a alegria dos foliões que optam por um carnaval mais tranquilo, porém com a mesma qualidade da capital.

MARÇO:
Festival Arembepe
Dias: 20 a 23/03
Assim como as lavagens que acontecem no mês de janeiro, a festa em Arembepe, que é realizada há mais de 70 anos, também homenageia um santo católico: São Francisco de Assis. Após o rito, que conta com cortejo e lavagem de escadarias, começa a parte profana das comemorações. Diferente das outras localidades, o evento em Arembepe ganhou um novo conceito e se tornou um festival. A prefeitura aposta na contratação de artistas de estilos variados e com apresentações simultâneas, tanto da arena, quanto nos três palcos, que animam seu público durante os dias de festa. E, além das atrações, o festival ainda conta com desfile de mais de 20 blocos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *