27 de maio de 2020
  • :
  • :

Natal Salvador registra 1,3 milhão de pessoas no Campo Grande

Natal Salvador registra 1,3 milhão de pessoas no Campo Grande

As luzes se apagaram após 50 dias de atrações do Natal Salvador na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Foram cerca de quatro meses planejando fazer algo novo e surpreendente para a capital baiana, um Natal como nunca visto. O resultado foi a resposta dos soteropolitanos e turistas que passaram pelo local e ficaram encantados com as luzes e todo espetáculo preparado com carinho pela Prefeitura.

Salvador é uma das cidades que mais investiram em iluminação natalina no Brasil. Por isso, de acordo com o levantamento da Diretoria de Iluminação da Prefeitura, responsável pela iniciativa, 1.3 milhão de pessoas visitaram a praça.

Um dos pontos preferidos de quem visitou o Campo Grande foi a casa do Papai Noel, e com isso 150 mil pessoas conheceram o bom velhinho. Outra atração que despertou o interesse da criançada foi o Globo de Neve. No total, 15 mil crianças divertiram-se com o efeito da neve artificial. Segundo a Transalvador, 35 mil carros estacionaram na Zona Azul no perímetro da praça e 105 mil veículos ocuparam vagas extraoficiais.

O Natal Salvador apresentou diariamente atrações no palco da praça. Foram 92 atrações de diferentes instituições, entre escolas municipais e bandas de igrejas, da Guarda Civil Municipal, Aeronáutica e do Exército, espetáculos em libras, teatrais, de dança ou corais, contabilizando mais de 100 horas de apresentações natalinas.

As redes sociais também ficaram movimentadas com fotos dos seguidores marcando a localização praça do Campo Grande e a hashtag: #natalsalvador. Mais de 100 mil publicações foram compartilhadas.

Ambiente gratuito – A praça virou um ambiente gratuito e aberto a todos os públicos: grupos de idosos, ciclistas, turistas de várias cidades do Brasil e também de fora do país, gente de hospitais e crianças com deficiência puderam sentir de perto o espírito natalino. Até ensaios de casamento foram feitos na praça.

O público teve a possibilidade de visitar ainda a Vila Natalina com 18 barraquinhas de artesanatos, artigos religiosos e gastronomia, além da árvore central de luzes dançantes em LED e a Catedral de Luz e Som, composta por 22 arcos e 20 mil metros de corda luminosa.

Para tudo se manter em ordem nos 50 dias de programação, uma equipe de mais de 350 pessoas envolveu-se com o processo de criação, manutenção e execução de toda a programação. Além de coordenar e acompanhar o bom funcionamento da praça, foram feitas rondas diárias para fiscalizar a iluminação natalina de toda a cidade.

Outros bairros – O Natal Salvador alcançou também outros bairros, avenidas e praças da cidade. Mais de 35 locais receberam iluminação natalina. As avenidas Bonocô, Garibaldi, Sete, Suburbana e Vasco da Gama foram ornamentadas com cordoalhas e iluminação diferenciadas nos postes.

Bairros como Baixa dos Sapateiros, Baixinha de Santo Antônio, Bonfim, Caminho de Areia, Centenário, Barra, Ondina, Dique do Tororó, Pituba, Ribeira, Fazenda Grande II e Imbuí também ficaram enfeitados. Além disso, o Forte Santa Maria, Largo da Mariquita, Largo do Tanque, Morro do Cristo, Rua Chile, Rua da Misericórdia, Rua Direta do Uruguai, Terreiro de Jesus, Vale das Pedrinhas, Cruzeiro de São Francisco e Canal do Bate Estaca ganharam luzes em LED que remeteram aos encantos do Natal.

No total, 20 praças foram iluminadas. As ruas da cidade receberam 6,2 milhões de microlâmpadas em LED, 500 árvores enroladas e cerca de 750 peças luminosas em postes. O plano da Prefeitura para 2020 é aumentar ainda mais o número de praças e avenidas iluminadas no Natal.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *