20 de abril de 2024
  • :
  • :

Parte da fachada do Teatro São João é encontrada em escavação

Parte da fachada do Teatro São João é encontrada em escavação

O esqueleto do Teatro São João da Bahia ressurge em forma de ruínas. Parte da fachada e as escadas que davam acesso ao foyer, depois que se ultrapassavam uma das suas três portas, foram encontradas nas escavações das obras da Praça Castro Alves, no Centro.

O único testemunho material da existência de um dos principais prédios da história de Salvador deve fazer parte de um projeto de adaptação da prefeitura, que realiza a obra desde a Avenida Sete de Setembro.

A ideia da Fundação Gregório de Matos é criar um espaço que utilize a estrutura da antiga fonte encontrada em escavações no final doe 2019 como um palco para pequenos shows. Além disso, um sítio arqueológico com as ruínas da fachada do São João, fariam parte do mesmo ambiente e estariam ali para serem tocadas e contempladas.

“Tirando o Carnaval e alguns eventos pontuais, a Praça Castro Alves é pouco utilizada. Tem uma vista linda. Nossa ideia é fazer um projeto que movimente este lugar”, afirma Nivaldo Vieira de Andrade, professor da Faculdade de Arquitetura da Ufba, que vai elaborar o projeto da prefeitura.

“Vamos agitar esse lugar o ano inteiro. Não seria um espaço para mega shows. É um palco pequeno. Esse seria um uso adequado. Até porque o palco está ali, pronto”, diz presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, apontando para a fonte descoberta antes da fachada. “Pensei em chamar Palco dos Poetas”.

Já a Fundação Mário Leal Ferreira informou que o projeto deverá ser concluído em fevereiro. Durante o Carnaval, a área será cercada por tapumes e não deve atrapalhar a festa. Inicialmente, acreditou-se que a nova estrutura seria apenas as fundações do teatro. Depois, chegou-se à conclusão que é a fachada e as escadarias que davam acesso ao foyer.

“Foi encontrada a parte de baixo da fachada, que era enorme e tinha dez ou 12 metros de altura. Você tem revestimentos de pedra da fachada e as escadas. As pessoas chegavam por ali, entravam por uma dessas três portas, subiam as escadas e esperavam no foyer”, descreve o arquiteto.

História – O Teatro São João é um dos edifícios mais importantes da história de Salvador. Dos monumentos destruídos, junto com a Igreja da Sé, talvez seja o mais importante. Por mais de 110 anos, por ali passou a vida cultural e social de Salvador. Foi o primeiro prédio a ser construído para ser teatro. Nasceu como um dos maiores das Américas. Tinha capacidade para 2 mil pessoas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *