28 de março de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Salvador entrega CRAS no Calabetão

Prefeitura de Salvador entrega CRAS no Calabetão

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), entregou nesta quarta-feira (15) o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no bairro do Calabetão.

Localizado na Rua Aliança, 1-69, o Cras beneficiará a moradores do bairro e de comunidades adjacentes como Pirajá, Conjunto Pirajá I e II. Para a requalificação do Centro de Referência, foram investidos R$ 304.646,76 utilizados em reformas elétricas, hidráulicas, construção de sanitário, pintura, colocação de divisórias, instalação de ar condicionado e rede lógica, adequação para acessibilidade, mobiliário novo, entre outros.

Com capacidade para realizar cerca de 460 atendimentos socioassistenciais por mês, o CRAS Calabetão irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Orientação, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, cadastramento e atualização do Cadastro Único para programas sociais, como o Bolsa Família, educação financeira, orientação jurídica, entre outros, estão entre os serviços ofertados pelo CRAS Calabetão.

O prefeito em exercício Bruno Reis afirmou que a prioridade da prefeitura é com a área social. “Os serviços do CRAS são essenciais para o fortalecimento de vínculos familiares, melhorando efetivamente a vida das pessoas assistidas. Vamos avançar ainda mais com esse trabalho, investindo na rede de assistência psicossocial à população da nossa cidade. Só quem já precisou do suporte do CRAS sabe do papel fundamental que essas unidades têm para o povo. Quando alguém está passando por um momento difícil, o CRAS oferece orientação e auxílio, é uma mão amiga, que se estende para ajudar a enfrentar as adversidades e os obstáculos que a vida impõe”.

Para a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, a inauguração do Cras Calabetão possibilitará o acesso da população a um serviço de referência bem articulado, organizado, que vai potencializar o fortalecimento de vínculos, além de oferecer cursos profissionalizantes.

“É com alegria que iniciamos 2020 inaugurando mais um equipamento socioassistencial voltado à pessoa em situação de vulnerabilidade. Encerramos 2019 inaugurando o Cras de Itapuã. Em 15 dias deste ano, já entregamos o da Ceasa (Nova Esperança) e agora o Cras Calabetão. São provas de que a gestão liderada pelo prefeito ACM Neto e pelo vice Bruno Reis investe na área social porque entende o quanto é importante cuidar de quem mais precisa, criando ações para diminuir as desigualdades. Assistência social não é só para resolver direitos que foram violados, mas para evitar que a violação aconteça e é para isso que trabalhamos todos os dias”, afirmou Ana Paula Matos.

Projetos – A entrega do CRAS Calabetão vai possibilitar a continuidade de projetos que fizeram sucesso e aproximaram ainda mais o equipamento da comunidade. Oficinas de educação financeira foram promovidas, para auxiliar a população a economizar e lidar melhor com o dinheiro.

Outro diferencial da unidade são as oficinas de mosaico. Os usuários do Cras atuam como multiplicadores e aprendem noções de empreendedorismo. Após o sucesso da exposição dos trabalhos dos assistidos nas barracas de Natal do Campo Grande, durante o mês de dezembro, muitas encomendas foram realizadas, gerando renda e movimento a economia da comunidade.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *