Aliar teoria à prática na graduação é fundamental para ter uma boa formação profissional. Pensando nisso, o Grupo Vitalmed acaba de lançar neste mês de janeiro um Programa de Internato de Medicina em Emergência e Urgência, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O intuito é auxiliar a formação dos futuros médicos da instituição, fornecendo-lhes a vivência em atendimentos pré-hospitalares. A aula inaugural ocorreu no Edifício Suarez e contou com a presença de gestores da Vitalmed e da Bahiana, além de estudantes.
De acordo com o médico e coordenador do Programa, Fernando Dias, “o internato é uma etapa obrigatória da graduação do estudante de Medicina, na qual o discente, com supervisão de um preceptor, tem contato direto com a rotina da profissão. Ou seja, é um momento em que o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, aprimorando suas habilidades técnicas e éticas”.
Segundo a coordenadora do curso de Medicina da Bahiana, professora Dr.ª Ana Verônica Mascarenhas, desde 2014, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, a Bahiana vem ampliando campos de estágio em atenção básica, saúde mental e urgência/emergência. “Na área de urgência/emergência agregamos vários campos na rede pública e privada, com estágios em assistência tanto hospitalar quanto pré-hospitalar (UPAs) e SAMU. A parceria com a Vitalmed é mais um passo de grande relevância na qualificação dos futuros profissionais na assistência pré-hospitalar”.
Também esteve presente na solenidade de lançamento do internato a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Bahiana, Prof.ª Maria de Lourdes Freitas Gomes.
Na prática, o coordenador do Programa explica que cerca de 40 discentes irão atuar em plantões de 12 horas, ao longo de cada semestre, na Central de Controle Operacional (CCO) e na Intervenção de Baixa Complexidade e Avançada (APH) da Vitalmed, orientados por profissionais já atuantes nas áreas.
Para a gerente de Recursos Humanos da Vitalmed, Eleonora Santos, “o Programa de Internato também visa estimular o aperfeiçoamento contínuo não só dos estudantes, mas também dos profissionais já atuantes na intervenção, fornecer a esses futuros médicos a possibilidade de uma parceria profissional, após a sua formação, e posicionar a Vitalmed também na área educacional e de qualificação”.
Foto: Divulgação