Com uma produção anual de 2,2 milhões de garrafas de espumante, 500 mil garrafas de vinho e 150 empregos diretos gerados, a vinÃcola Terranova, do Miolo Wine Group, no municÃpio de Casa Nova, recebeu a visita técnica de uma comitiva institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), chefiada pelo vice-governador João Leão, titular da pasta, na sexta-feira (24). A intenção é potencializar ações para o fortalecimento do enoturismo da região e que já tem um grupo investidor interessado em construir um hotel vinÃcola, nas Dunas do Velho Chico.
“A Miolo produz hoje um dos melhores e mais premiados vinhos do paÃs, o Testardi, gera emprego e é um dos expoentes do enoturismo do Vale do São Francisco. A vinÃcola de Casa Nova é responsável por 90% da produção de todo o espumante do grupo Miolo no PaÃs. Queremos incentivar mais ações como esta, para desenvolver muito mais essa região”, afirma Leão.
Região onde não se imaginava produzir uva, o Vale do São Francisco, no semiárido baiano, é vetor na produção de vinhos e espumantes de qualidade. Só o Grupo Miolo já investiu R$ 56 milhões, possui 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, com capacidade de ampliar para mais 200ha. Tem uma produção de 3 mil toneladas fruta/ano e, na fábrica, são processadas 6 mil ton/ano – sendo metade da Miolo e a outra metade de parceiros da região.
A comitiva da SDE, acompanhada pelo deputado estadual Tum, da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, e do prefeito Wilker Torres, esteve ainda nas Dunas do Velho Chico, um balneário público da Prefeitura de Casa Nova, onde um grupo investidor pretende implantar um hotel vinÃcola, para ampliar a rota do Vapor do Vinho, embarcação que faz um roteiro turÃstico no lago do Sobradinho, e desenvolver o potencial econômico e turÃstico do local. A Grand Valle, fábrica de suco de uva, também está presente no municÃpio.
Foto: Gil Castro/Ascom-SDE