20 de abril de 2024
  • :
  • :

Casa Nova deve ganhar resort para fortalecer enoturismo

Casa Nova deve ganhar resort para fortalecer enoturismo

Com uma produção anual de 2,2 milhões de garrafas de espumante, 500 mil garrafas de vinho e 150 empregos diretos gerados, a vinícola Terranova, do Miolo Wine Group, no município de Casa Nova, recebeu a visita técnica de uma comitiva institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), chefiada pelo vice-governador João Leão, titular da pasta, na sexta-feira (24). A intenção é potencializar ações para o fortalecimento do enoturismo da região e que já tem um grupo investidor interessado em construir um hotel vinícola, nas Dunas do Velho Chico.

“A Miolo produz hoje um dos melhores e mais premiados vinhos do país, o Testardi, gera emprego e é um dos expoentes do enoturismo do Vale do São Francisco. A vinícola de Casa Nova é responsável por 90% da produção de todo o espumante do grupo Miolo no País. Queremos incentivar mais ações como esta, para desenvolver muito mais essa região”, afirma Leão.

Região onde não se imaginava produzir uva, o Vale do São Francisco, no semiárido baiano, é vetor na produção de vinhos e espumantes de qualidade. Só o Grupo Miolo já investiu R$ 56 milhões, possui 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, com capacidade de ampliar para mais 200ha. Tem uma produção de 3 mil toneladas fruta/ano e, na fábrica, são processadas 6 mil ton/ano – sendo metade da Miolo e a outra metade de parceiros da região.

A comitiva da SDE, acompanhada pelo deputado estadual Tum, da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, e do prefeito Wilker Torres, esteve ainda nas Dunas do Velho Chico, um balneário público da Prefeitura de Casa Nova, onde um grupo investidor pretende implantar um hotel vinícola, para ampliar a rota do Vapor do Vinho, embarcação que faz um roteiro turístico no lago do Sobradinho, e desenvolver o potencial econômico e turístico do local. A Grand Valle, fábrica de suco de uva, também está presente no município.

Foto: Gil Castro/Ascom-SDE




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *