19 de fevereiro de 2020
  • :
  • :

Circuitos do Carnaval de Salvador recebem mutirão de serviços

Circuitos do Carnaval de Salvador recebem mutirão de serviços

A poucos dias da abertura oficial do Carnaval, os circuitos da folia recebem um verdadeiro mutirão de serviços realizado pela Prefeitura. Equipes técnicas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) verificam a infraestrutura urbana dos trajetos e avaliam condições das calçadas, postes, fiações, sarjetas, marquises e qualquer outra situação que represente riscos para os foliões.

Já a Secretaria de Manutenção (Seman) realiza podas de árvores e trabalha na instalação de tapumes em prédios, jardins, vidraças, mobiliário urbano e monumentos de destacado valor histórico e cultural que estejam localizados no percurso da folia. Serão mais de 60 pontos que receberão o isolamento, o que significa aproximadamente o uso de 13 mil metros quadrados de tapumes, ou seja, quase 6 km de área tapumada.

Ontem (06), o circuito Dodô (Barra/Ondina) recebeu a vistoria promovida pela Codesal em parceria com os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). A varredura visou identificar possíveis riscos e saná-los de modo a garantir a proteção dos foliões e daqueles que vão trabalhar e passar pelos circuitos da folia. O trabalho de fiscalização segue nesta sexta-feira (07) no circuito Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), e terá continuidade durante todo o período do Carnaval.

“Durante a fiscalização, é verificada a infraestrutura urbana dos circuitos: situação dos passeios, postes, fiações, sarjetas, marquises e qualquer outro equipamento que possa colocar a vida dos foliões em risco. Essas vistorias geram notificações para que os órgãos correspondentes possam proceder às correções”, informa a engenheira da Codesal Rita Jane Moraes, que coordena as atividades de varredura dos circuitos.

“O imediato apoio dos órgãos parceiros na correção dos problemas encontrados é de grande importância, pois previne qualquer tipo de incidente e evita que os foliões sejam colocados em situações de perigo. Nosso intuito é garantir a segurança e tranquilidade para que todos possam curtir o Carnaval em paz”, disse o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Nos dias 17 e 18, a Codesal retornará aos circuitos para constatação da realização das intervenções corretivas solicitadas. Durante o período do Carnaval, equipes da Defesa Civil estarão de prontidão nos circuitos para auxiliar em qualquer eventualidade. O órgão mantém plantão 24 horas. Em caso de emergência, basta ligar para o telefone gratuito 199.

Fiscalização dos camarotes – Para garantir o ordenamento e a segurança dos camarotes durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) tem feito a fiscalização da montagem das estruturas nos circuitos Dodô (Barra/ Ondina) e Osmar (Campo Grande).  De acordo com a pasta, 770 notificações já foram emitidas durante operação preventiva do Carnaval 2020.

Os técnicos do órgão orientam os proprietários de imóveis dos circuitos oficiais sobre a proibição em utilizar as marquises como camarotes, sobretudo na região do Campo Grande e Avenida Sete de Setembro. Os comerciantes também são alertados sobre a proibição da venda de produtos em garrafa de vidro e a exibição de publicidade comercial fora do acordo firmado com os patrocinadores da festa. Durante a folia, equipes da Sedur atuam nos locais da festa e atendem em regime de plantões 24 horas.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *