26 de abril de 2024
  • :
  • :

Nova sede da Secis será inaugurada nesta quarta no Comércio

Nova sede da Secis será inaugurada nesta quarta no Comércio

Uma fachada de 200 metros quadrados coberta de plantas, que se tornou ponto turístico no bairro do Comércio, e mais de 20 outras iniciativas sustentáveis. Estes são alguns dos elementos que compõem a nova sede da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), localizada na Rua da Grécia, 43, que será inaugurada nesta quarta-feira (12), às 9h30, com a presença do prefeito ACM Neto e do titular da pasta, André Fraga, dentre outras autoridades.

A mudança da sede da Secis faz parte do programa Vem pro Centro, lançado pela Prefeitura de Salvador com o objetivo de ocupar e movimentar o bairro do Comércio, e que levará 80% dos órgãos municipais para o local. Com a Secis, já são cinco secretarias instaladas na região – integram a lista as pastas de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre); Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ); Cultura e Turismo (Secult); e da Saúde (SMS).

Amém delas, funcionam também no bairro a Ouvidoria Geral do Município (OGM), Empresa Salvador Turismo (Saltur), Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE) e Centro do Empreendedor Municipal (CEM).

Ao todo, o prédio tem 23 iniciativas sustentáveis em suas instalações, que vão desde a opção por lâmpadas de LED e torneiras com temporizadores, até a instalação de placas solares produtoras de energia fotovoltaica e o aproveitamento de água da chuva para irrigação da fachada verde do prédio e da grama do terraço. A estrutura ainda possui horta, bicicletário e outras iniciativas.

Além dos elementos sustentáveis, a laje da Secis também é palco para reuniões, encontros, integrações e rodas de conversas.

Denominado de Laje Talks, o projeto possui acesso gratuito no qual são realizados bate-papos com a proposta de conversar sobre temas de interesse público associados à sustentabilidade e que dialoguem com a cidade. Em sete edições já realizadas, cerca de 700 pessoas participaram do evento, que acontece todas as terças, às 18h.

Para André Fraga, titular da pasta, a nova sede é uma referência de prédio público e sustentável em Salvador e no Brasil.

“O prédio, naturalmente, já atrai a atenção de quem passa pelo local por causa da sua fachada verde, que é algo inovador não só na região do Comércio como em toda a cidade. Além disso, mesmo tendo uma estrutura limitada, o prédio foi pensado para ser o mais sustentável possível, o que causa um impacto econômico muito positivo. Estratégias de eficiência energética e de gestão de água, por exemplo, são algumas das iniciativas que reduzem os custos no bolso no final do mês e o impacto ao meio ambiente. Sem dúvida uma referência de prédio público no país”, destaca.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *