A abertura da janela partidária, que permite a mudança de partidos de parlamentares em anos eleitorais sem risco de perda dos mandatos, na última quinta-feira (05), criou um alvoroço nos corredores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e está deixando muitos vereadores apreensivos, contando nos dedos o número de votos que podem conseguir e a nota de corte de cada legenda, antes de decidirem por nova filiação. O prazo de mudanças para os vereadores terminará 3 de abril.
De acordo com o jornal A Tarde, os vereadores MaurÃcio Trindade, Vado Malassombrado, Orlando Palhinha e Alexandre Aleluia (todos do DEM); Fábio Souza, Isnard Araújo, Téo Senna e Cátia Rodrigues (PHS); além de Cezar Leite (PSDB), Kiki Bispo (PTB), Carlos Muniz (Podemos), Carballal (PV), Paulo Magalhães Jr. (PV), Geraldo Júnior (SD) e Ana Rita Tavares (PMB) podem mudar de partido nessa janela eleitoral.
A publicação lembra ainda que a eleição de 2020 será a primeira disputada após o fim das coligações partidárias, que eram responsáveis pela eleição de vereadores com baixa votação, em um sistema de distribuição de cadeiras pelo número de votos totais da aliança entre partidos.