24 de abril de 2024
  • :
  • :

Contribuintes podem doar 3% do imposto devido aos Fundos do Idoso ou da Criança e Adolescente

Contribuintes podem doar 3% do imposto devido aos Fundos do Idoso ou da Criança e Adolescente

O momento é muito duro para todos, mas o contribuinte que ainda não fez a sua Declaração do Imposto de Renda tem a chance de ajudar, doando 3% diretamente do Imposto Devido aos Fundos do Idoso ou da Criança e do Adolescente e podendo indicar a Instituição desejada. Ao invés de pagar 100% do imposto devido, você paga 3% como doação e 97% como imposto. O Coronavírus fez a Receita Federal prorrogar o prazo de entrega do Imposto de renda para o dia 30 de junho.

A pessoa física que faz a declaração pelo modelo completo tem a chance direcionar o seu imposto devido, de ser solidaria e de não se onerar mais nesse momento difícil para todos e em especial para os mais carentes. Hoje apenas cerca de 2% dos contribuintes utilizam dessa prerrogativa demonstrando a potencialidade dessa iniciativa.

O Rotary Club da Bahia, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, lançaram o REDE SOLIDARIA no sentido de agregar Instituições para sensibilizarem seus funcionários e parceiros a se engajarem nessa causa e ajudar os que mais precisam.

“Agora mais do que nunca temos que nos unir em prol dos idosos e crianças da nossa cidade e do nosso estado”, disse Risalva Telles, diretora do Rotary e coordenadora da campanha. “Temos procurado envolver cada vez mais Instituições, contribuintes e contadores no sentido de agregar a essa Rede Solidaria. Esta é a primeira vez que se permite doações aos fundos controlados pelos conselhos municipais do idoso diretamente na declaração anual do Imposto de Renda”, explicou.

“A importância destinada ao Fundo é DEDUZIDA do Imposto de Renda a pagar, ou ACRESCIDA ao Imposto de Renda a restituir, sem ônus para o contribuinte. A criação de uma rede solidária para a doação do IR é o objetivo do Rotary nessa campanha”, diz Marcio Fraga Presidente do Rotary Club da Bahia.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *