31 de maio de 2020
  • :
  • :

Páscoa no Rio terá consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor

Páscoa no Rio terá consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor

A Covid-19 mudou a Páscoa no Rio de Janeiro. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades civis, as celebrações do período serão on-line e sem a presença de fiéis.

Entre as atividades previstas, no Domingo de Páscoa (12) o cardeal Dom Orani Tempesta participará da Consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor. O evento só havia acontecido uma vez até hoje, na inauguração do monumento, em 1931.

Em uma entrevista coletiva realizada pela internet na manhã desta quarta-feira (8), o cardeal destacou que o clima da celebração será diferente, pois uma multidão se aglomerou para acompanhar a bênção na década de 30 do século passado.

“Quando Dom Leme inaugurou o Cristo, ele fez uma oração consagrando a cidade e o país ao coração de Jesus. Tivemos outras celebrações. Mas assim como o Santo Padre fez uma oração especial, nós vamos consagrar a vida do povo e suas apreensões ao Senhor no domingo à noite”, destacou Dom Orani.

Uma das mudanças mais marcantes na Semana Santa será a da cerimônia do Lava-pés. A missa acontecerá, mas sem o ritual.

“Vai ser celebrada a missa, mas sem o Lava-pés. Isso foi uma orientação mundial para que celebrássemos sem o Lava-pés pois, evidentemente, isso pressupõe contatos e presença”, explicou.

Na Sexta-feira Santa (10), a Arquidiocese sugere que os fiéis coloquem o sinal da cruz em suas portas para lembrar a Paixão de Cristo.

Dom Orani, que tem 69 anos, não saiu da residência oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro desde que as medidas de distanciamento social foram decretadas na cidade. Todas as reuniões das quais ele tem participado são online. Ele sairá pela primeira vez na quinta (9), para a celebração da unção dos santos óleos que acontecerá, sem fiéis, na Catedral Metropolitana, no Centro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *