28 de março de 2024
  • :
  • :

Barragens recuperam volume para abastecimento de água na Bahia

Barragens recuperam volume para abastecimento de água na Bahia

Os principais reservatórios da Bahia estão operando, desde segunda-feira (13), com volume útil em condições satisfatórias para alimentar os sistemas de abastecimento de água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).

As chuvas ocorridas nos últimos meses no estado promoveram a recarga de reservatórios importantes que garantem a segurança hídrica da população baiana.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), o aumento no volume das barragens, em meio a uma emergência na saúde pública, cria uma condição favorável para o abastecimento de água no estado.

O maior reservatório do estado, a Barragem de Sobradinho estava operando com 25% de volume útil em novembro de 2019 e, agora, encontra-se com 84%, podendo passar dos 90% até o fim do mês de abril. Desta forma, conforme a SIHS, é possível que, em breve, não haja restrições nos usos deste reservatório, dentre eles o abastecimento humano e a agricultura irrigada.

A Barragem de Pedra do Cavalo, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e mais a região de Feira de Santana, encontra-se com 73,22% da capacidade. Outras três barragens que abastecem Salvador e região também estão com volumes altos: Santa Helena (90,04%), Joanes I (102,11%) e Joanes II (93,85%).

A Barragem de Apertado apresenta uma recuperação gradativa, depois de ter atingido o volume morto no fim de 2019, com menos de 3% do volume; hoje, ela se apresenta com 16,79%. A recuperação de Apertado é importante para dar suporte à atividade agrícola irrigada do Alto Paraguaçu.

A Barragem do Rio Colônia, em Itapé, encheu e está vertendo, com 126,47% do volume útil. O equipamento garante o abastecimento de água para cerca de 300 mil pessoas em Itabuna, Itapé e Itaju do Colônia, além de reduzir o risco de enchentes.

Na região de Piemonte Norte do Itapicuru, a Barragem de Pindobaçu também está vertendo e encontra-se com 108,64% do volume útil. Esse reservatório alimenta o sistema de abastecimento de água local de Pindobaçu, Saúde e Caém, além de reforçar o sistema de Jacobina. Na mesma região, a Barragem de Ponto Novo está 68,92% e Pedras Altas está com 57,87%, não havendo preocupações em médio prazo.

Outras barragens localizadas na Bahia que tiveram uma recuperação considerável são Mirorós, Zabumbão, Ceraima, Luís Vieira, Anagé, Champrão e Truvisco.

Foto: Divulgação/SIHS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *