28 de março de 2024
  • :
  • :

Diário Oficial publica exoneração do diretor-geral da PF

Diário Oficial publica exoneração do diretor-geral da PF

O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou a pedido Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). O documento é assinado pelo presidente da República e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Ainda não há um substituto para o comando da PF.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, foi alertado por aliados, no fim da noite desta quinta-feira, 23, de que a saída de Valeixo, escolhido por ele para comandar a PF, poderia ser oficializada nesta madrugada. O ex-juiz chegou a afirmar que deixaria o governo caso o diretor-geral da PF fosse demitido, mas militares do governo tentam convencer o ministro a permanecer no cargo.

Oficialmente, a assessoria do ministério negou que Moro tenha pedido demissão, mas não comentou as divergências entre o ministro e o presidente. A reunião com Moro foi o primeiro compromisso na agenda oficial de Bolsonaro na quinta-feira, às 9h, em que aproveitou a oportunidade para comunicar que substituiria o delegado Maurício Valeixo do comando da Polícia Federal. Questionado por apoiadores no fim da tarde, ao chegar à residência oficial do Palácio do Alvorada, Bolsonaro não respondeu.

Após a demissão de Valeixo ser oficializada, o ministro Sergio Moro informou que fará um comunicado às 11h desta sexta.

Valeixo foi superintendente da PF no Paraná durante a operação Lava Jato, quando Moro era juiz federal responsável pelos processos da operação na primeira instância. O ministro anunciou a escolha de Valeixo em novembro de 2018, antes smesmo da posse de Jair Bolsonaro no cargo de presidente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *