25 de abril de 2024
  • :
  • :

Moraes determina que PF mantenha delegados de inquéritos em andamento

Moraes determina que PF mantenha delegados de inquéritos em andamento

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (24), que a Polícia Federal (PF) mantenha no comando delegados que trabalham em inquéritos dentro da corte. A ideia é evitar que o novo ministro, ainda não anunciado, mude o rumo de investigações em andamento.

“Comunique-se ao Diretor Executivo da Polícia Federal, em exercício, que, no âmbito da Polícia Federal, as investigações neste inquérito deverão continuar a ser conduzidas pelo Delegado Federal Alberto Ferreira Neto, em São Paulo e da equipe de Brasília, composta pelos Delegados Federais Igor Romário de Paula, Denisse Dias Rosas Ribeiro, Fábio Alceu Mertens e Daniel Daher”, garantiu o ministro.

Atualmente, os delegados indicados atuam em duas frentes na corte. A primeira delas é referente a ofensas, ameaças e fake news enquanto a outra é sobre o financiamento de atos com pautas antidemocráticas. Em ambos os casos, Moraes é o relator que coordena as investigações ao lado da PF.

A determinação do ministro do STF aconteceu poucas horas após o pedido de demissão de Sérgio Moro da pasta do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Um dos motivos listados por Moro, foi a exoneração do ex-diretor geral da PF, Maurício Valeixo, por parte do presidente Jair Bolsonaro, como forma de ter acesso as investigações e relatórios da entidade.

Mais tarde, o presidente negou em seu pronunciamento que tenha a intenção de fazer qualquer interferência política na Polícia Federa ou que quisesse ter acesso a investigações sigilosas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *