26 de abril de 2024
  • :
  • :

Salvador se prepara para retomar cultos presenciais nas igrejas e templos

Salvador se prepara para retomar cultos presenciais nas igrejas e templos

Com restrições, igrejas e templos religiosos voltarão a funcionar em Salvador quando a ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva da cidade se estabilizarem em até 75%, pelo período mínimo de cinco dias. Nessa realidade, o município estará na primeira fase do plano de retomada das atividades presenciais, que inclui ainda a abertura de shoppings e comércios de rua acima de 200 metros quadrados.

Rezando pelos 75%, algumas igrejas e seus fiéis já começaram a se movimentar no sentido da retomada. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia, por exemplo, divulgou uma nota oficial assinada pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, novo arcebispo da cidade e primaz do Brasil, com medidas que serão adotadas pelas paróquias quando for atingida a Fase 1.

Entre as orientações e determinações está a realização das missas apenas de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, sem restrição de horário. Também deve ser observada a capacidade máxima do templo em 50 pessoas ou, para igrejas que comportam uma quantidade igual ou maior do que 255 fiéis, 20% da capacidade. A nota oficial também destaca a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool a 70 e da higienização do espaço.

Durante a missa, será omitido momentos de abraços e de aperto de mãos, e a comunhão só poderá ser dada nas mãos dos fiéis. O dízimo e as contribuições financeiras ofertadas pelos fiéis serão na saída da igreja. As confissões podem voltar cuidando do distanciamento. Os fiéis que fazem parte do grupo de risco devem ser orientados a acompanhar a missa através dos meios de comunicação.

Ojornal Correio informa que na Basílica do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva afirmou que, na próxima semana, um documento será emitido com orientações acerca da abertura para os fiéis, voluntários, padres e até turistas. O texto está em fase de conclusão, mas padre Edson já adianta que fará um espaço entre as missas para que os bancos sejam higienizados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *