28 de março de 2024
  • :
  • :

Após testagem de permissionários, Mercado Modelo será reaberto

Após testagem de permissionários, Mercado Modelo será reaberto

Cartão postal de Salvador, o Mercado Modelo, no Comércio, será reaberto nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, seguindo um protocolo setorial com regras específicas bem definidas nesse momento de pandemia. Uma delas é a testagem prévia de todos os 258 permissionários para a Covid-19, que aconteceu na tarde de hoje (29), numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e Saúde (SMS). 

Localizado na Praça Visconde de Cairu, local beneficiado por obras de requalificação que serão entregues também nesta quinta (30) pelo prefeito ACM Neto, às 11h, o mercado, recentemente pintado, passou ainda por ações de desinfecção e limpeza por parte da Limpurb. 

“Com essas ações de limpeza e testagem rápida dos permissionários, poderemos reabrir o Mercado Modelo com mais segurança, este que é um equipamento histórico da nossa cidade”, disse o titular da Semop, Marcus Passos. “Agora, com as medidas sanitárias tomadas e um protocolo específico de segurança, baianos e turistas poderão voltar a frequentar o espaço”, comentou o secretário da SMS, Leo Pratees. 

Protocolo – Seguindo as determinações do protocolo específico, o novo horário de funcionamento do Mercado Modelo será de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h, com exceção do primeiro dia da reabertura (nesta quinta abre das 14h às 16h). A capacidade máxima de ocupação será de 290 clientes simultaneamente. A temperatura dos permissionários, trabalhadores e clientes terá que ser aferida na entrada do equipamento e, se o resultado for igual ou superior a 37,5°C, haverá encaminhamento para unidade de saúde.

O acesso de entrada e saída ao Mercado Modelo será realizado através de porta única. Além disso, não será permitida a realização de eventos ou promoções para não gerar aglomerações. As pessoas que pertencem ao grupo de risco deverão receber atendimento prioritário para reduzir o tempo de permanência no local. Clientes serão orientados a só permanecer no equipamento para compras.  

O uso de elevador será restrito a pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos. Já nos banheiros, pias com água, sabão, papel toalha e lixeira com tampa e acionamento por pedal foram disponibilizadas para facilitar a higienização de mãos dos usuários. Instruções foram fixadas próximo aos lavatórios, ensinando a forma correta de higienizar as mãos. O uso de bebedouros nos espaços comuns ficará proibido. 

Para o atendimento, os boxes terão que disponibilizar álcool a 70% para uso dos seus trabalhadores e clientes. Em cada box, será permitido apenas o acesso de um cliente por vez. Os restaurantes, bares e lanchonetes não poderão permitir o consumo no local, apenas o serviço de delivey ou retirada no balcão.  

Já os boxes de produtos alimentícios poderão vender suas mercadorias desde que estejam embaladas e fechadas. Os clientes não poderão consumir no espaço. Os funcionários que servem ou realizam entrega de produtos prontos aos clientes precisarão utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e higienizar as mãos após cada atendimento. 

Requalificação – Vale frisar que o Mercado Modelo ainda passará por requalificação interna. A licitação para as obras deve ser publicada nos próximos dias. O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *