22 de janeiro de 2021
  • :
  • :

Associação Bahiana de Imprensa comemora 90 anos nesta segunda

Associação Bahiana de Imprensa comemora 90 anos nesta segunda

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) completa 90 anos na segunda-feira (17) e, para marcar a data, a partir das 10h vai acontecer uma cerimônia para mostrar a reimplantação do Museu de Imprensa, um lugar para reviver e contar todos os dias a história da imprensa da Bahia.

Por causa da pandemia do novo coronavírus no estado, a cerimônia será transmitida ao vivo, através do Facebook e Youtube, obedecendo todas as medidas preventivas contra a doença.

O equipamento cultural fundado pela ABI há 43 anos passou por reestruturação completa, ganhou novo espaço e um Laboratório de Conservação e Restauro. Após quase uma década sem área de exposição, uma mostra está sendo montada para marcar a instalação do Museu no térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, localizada no Centro Histórico de Salvador. O arquiteto responsável pelo local é Augusto Ávila.

A curadoria do museu é do jornalista e pesquisador Nelson Varón Cadena, autor do livro “Cronologia da Associação Bahiana de Imprensa. 1930-1980”. Atualmente ele assume o papel que em 1975 foi desempenhado pela museóloga Lygia Sampaio, a convite da escritora, folclorista e jornalista Hildegardes Vianna.

Hildegardes mobilizou e geriu todas as doações de acervo que possibilitaram a montagem do Museu inaugurado em 10 de setembro de 1976, durante a gestão de Afonso Maciel, quarto presidente da ABI. A primeira exposição do Museu contou a história de jornalistas e dos fundadores da ABI.

Para a mostra que marca os 90 anos da entidade, o colombiano e autor de 10 livros sobre a história da mídia e história da Bahia, Nelson Cadena realizou pesquisa histórica, de imagens e textos, fez o planejamento, a seleção das imagens e elaboração dos textos informativos dos painéis.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *