25 de abril de 2024
  • :
  • :

Ministra Damares Alves visita unidade da Fundac em Feira

Ministra Damares Alves visita unidade da Fundac em Feira

A Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Zilda Arns, localizada em Feira de Santana e administrada pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), recebeu visita técnica da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e do secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, no último dia 13.08. A Ministra foi recebida por Regina Affonso, diretora geral da Fundac, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, que avaliou as práticas, medidas e protocolos de atendimento desenvolvido pela instituição, sobretudo no que se refere à prevenção ao novo coronavírus.

A comitiva das Ministra teve acesso às áreas e convivência e locais onde são desenvolvidas atividades pedagógicas, tais como oficina de artesanato, panificação, dentre outras. Também foram observadas, durante a visita, os protocolos de segurança e prevenção adotados não somente na unidade Zilda Arns, como também em todas as demais unidades de atendimento socioeducativo da Fundac, tais como uso de EPIs pelos trabalhadores, uso de máscara, aferição da temperatura com termômetro infravermelho, disponibilização de álcool em gel nas unidades, bem como os materiais informativos com as orientações sobre prevenção dos órgãos de saúde, disponíveis em diferentes áreas da Case.

Após a visita, que durou cerca de duas horas, a Ministra, afirmou ter ficado feliz com o que viu na unidade. “Saio daqui muito feliz com o que vi, em termos de investimento no adolescente em meio a essa situação de pandemia”, afirmou. Damares Alves também elogiou o plano de contingência aplicado de forma ‘brilhante’, pela Fundac, tanto para os adolescentes e jovens, quanto para os trabalhadores. O investimento na área pedagógica também foi destacado como diferencial, assim como o atendimento e atenção integral recebida pelos educandos. “Eu acredito em uma unidade socioeducativa desse jeito, que acolhe o jovem e investe nele como um todo. Parabéns à administração e a forma como o estado da Bahia está atuando nessa área”, afirmou.

Quem também demostrou satisfação ao ter acesso às informações sobre atendimento, acolhimento e atenção, bem como o foco na profissionalização dos adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa, foi o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha. Ele fez questão de parabenizar a equipe da Bahia que ‘tem feito um trabalho extraordinário com os adolescentes em conflito com a lei’.

Para ampliar esse tipo de atendimento e interiorizá-lo, o secretário afirmou ainda que está trabalhando em parceria com o Governo da Bahia, para melhorar ainda mais o sistema socioeducativo, ampliando o número de vagas, e garantindo ainda mais oportunidades de ressocialização desses adolescentes, com a breve inauguração da unidade que funcionará no município de Vitória da Conquista, e que possui investimentos dos Governos Federal e Estadual. “A Case Wanderlino Nogueira será uma unidade modelo não só para a Bahia, mas para todo o Brasil”, concluiu.

Prevenção – Desde o início da pandemia, a Fundac tem intensificado as ações de prevenção à Covid-19, na sede em nas unidades do órgão. Todas as ações foram baseadas nas recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, e começaram a ser adotadas desde o dia 16 de março. Dentre elas, foram suspensas as visitas, com o intuito de diminuir o risco de exposição dos adolescentes ao novo coronavírus, criados protocolos de saúde, de atendimento psicossocial e para atendimento pedagógico, além de serem promovidas ações preventivas, tais como: vacinação, distribuição de EPIs, testagens rápidas e sorologia, bem como informativos sobre prevenção.

Para a diretora geral da Fundac, Regina Affonso, as palavras da Ministra e do Secretário são um reconhecimento do esforço que o Governo do Estado da Bahia vem desenvolvendo no sentido de garantir o cumprimento dos protocolos de prevenção, obtendo resultados positivos no combate ao coronavírus. “Aqui na Zilda Arns, por exemplo, tivemos apenas três adolescentes que testaram positivo para Covid-19, logo no início da pandemia, e que já receberam alta médica”, pontuou.

Visita técnica – Também participaram da visita, a diretora adjunta da Fundac, Fabiana Burity, e as equipe técnicas da unidade; além dos assessores da Ministra Damares Alves e do Secretário Maurício Cunha. Todos eles tiveram temperatura aferida na entrada da unidade e fizeram higienização, antes de adentrarem às instalações da Case Zilda Arns. Não houve contato com os adolescentes e jovens.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *