24 de abril de 2024
  • :
  • :

Pau Miúdo recebe sexto gripário para enfrentamento à covid-19 em Salvador

Pau Miúdo recebe sexto gripário para enfrentamento à covid-19 em Salvador

O bairro de Pau Miúdo recebe, a partir desta segunda-feira (17), a sexta Unidade Dedicada ao Atendimento às Síndromes Gripais, popularmente conhecida como gripário, instalada pela Prefeitura em área anexa ao Pronto-Atendimento (PA) Maria Conceição Imbassahy. A estrutura, que começa a funcionar às 19h de hoje em esquema 24 horas, foi entregue pela manhã com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Com investimento de R$3,4 milhões para implantação e operacionalização, a unidade é destinada exclusivamente para casos de doenças respiratórias, como a Covid-19 e o H1N1. São dez leitos de UTI e mais dois de sala vermelha, com respiradores, para casos mais graves que necessitem de estabilização do quadro clínico dos pacientes até a regulação para um hospital. A equipe é formada por 75 profissionais de saúde e área administrativa.

Os pacientes terão garantidos nessa estrutura a realização de exames de raios-x, laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), além de assistência médica, enfermagem e serviços de farmácia. Haverá suporte de ambulância 24 horas para regulação de pacientes que necessitem de internamento hospitalar. 

O prefeito salientou que o gripário em Pau Miúdo é mais uma ação do esforço municipal em ampliar leitos clínicos e de UTI para atender aos casos do novo coronavírus, e aproveitou para fazer um apelo à população. “Pedimos a todos os cidadãos que, caso tenham algum sintoma respiratório, procurem diretamente os gripários, que possuem demanda aberta. Estas estruturas foram criadas justamente para desafogar a pressão nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais, que atendem outras demandas”.

O chefe do Executivo municipal salientou ainda que os gripários foram instalados em locais estratégicos para facilitar o acesso das pessoas. “Esta unidade aqui, por exemplo, fica ao lado do Maria Conceição Impassahy e do Hospital Ernesto Simões Filho, equipamento estadual que é destinado aos casos do novo coronavírus, em uma área populosa da cidade”, completou ACM Neto.

O secretário da SMS ressaltou a importância dos gripários no controle do número de casos da Covid-19 em Salvador, mas fez um alerta. “A média móvel de novos casos fechou na semana passada com aumento de cerca de 28%, o que é preocupante. As pessoas precisam compreender que a pandemia não passou. O que estamos fazendo é retomando as atividades com segurança, mas para que essa segurança seja efetiva é necessária a participação de todos”, disse Leo Prates.

Balanço – Com a instalação dos gripários, o sistema municipal de urgência ampliou de 355 para 424 leitos. A medida resultou em um incremento de 21% da expansão assistencial de emergência em toda cidade. Na semana passada, moradores das nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana foram contemplados com a implantação de uma unidade para síndromes gripais.

Outros equipamentos semelhantes já foram entregues pela gestão municipal e estão funcionando em anexo às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. As estruturas somam 89 leitos, sendo 74 de enfermaria e 15 de sala vermelha e funcionam em regime 24, reforçando o atendimento prestado nas UPAs.

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *