19 de abril de 2024
  • :
  • :

Encontro Literário Orí reunirá nomes da cultura afro religiosa

Encontro Literário Orí reunirá nomes da cultura afro religiosa

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o I Encontro Literário Orí vai reunir nomes da literatura e religiosidade para debate sobre a história e as heranças dessas tradições. Realizada pela Pau Viola Entretenimento, o evento também visa pautar essas discussões contemporâneas a partir do olhar da diversidade religiosa brasileira, reunindo nomes significativos, do candomblé, da umbanda e de suas variações que estenderam suas produções até a literatura.

O I Encontro acontecerá em Salvador, mas poderá ser acompanhado de qualquer lugar do mundo, pois será transmitido ao vivo no canal do Youtube do projeto no link https://www.youtube.com/channel/UCIUVZfOfufGocP_9PNmtLiw.

Estruturado a partir de uma mesa por dia, a programação mescla humor, música, história e leitura que abordará pautas transversais. Nele, a literatura inspirada no universo das religiões de matrizes africanas e produzida por representantes do povo de santo na Bahia e no Brasil, será protagonista.

A proposta é potencializar a visibilidade de personagens e de seus respectivos trabalhos pautados a partir da cultura negra e inspirada nas religiões de matriz africana. Além disso, promover a interação com o olhar de algumas lideranças de candomblé que vem  compartilhando suas experiências das religiões de matrizes africanas que compõem a impressionante diversidade religiosa brasileira.

O evento conta com curadoria dos jornalistas Cleidiana Ramos e Tom Correia, e também com a direção artística do ator Jackson Costa. Cleidiana, doutora em antropologia pela UFBA, explica que a “singularidade da escrita praticada nos terreiros e as narrativas impregnadas de simbologia são os pilares deste evento”. A programação geral será publicada ainda este mês e até lá, todos poderão acompanhar as informações e as novidades nas redes sociais com @oriliterario.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *