31 de outubro de 2020
  • :
  • :

Engenho Velho da Federação terá Novenário e Festa de Exaltação à Santa Cruz

Engenho Velho da Federação terá Novenário e Festa de Exaltação à Santa Cruz

À luz do tema “Antes de mandar Amar, Ele amou”, a Paróquia Santa Cruz, localizada no Engenho Velho da Federação, realiza o novenário em preparação à Festa da Exaltação da Santa Cruz, que acontece em 14 de setembro. “Nesse centro da pandemia, o nosso olhar sobre a humanidade é um olhar de misericórdia, de consolação, de respeito, de solidariedade e de vivência do amor acima de tudo. O tema deste ano vem para nos ajudar a sermos homens e mulheres de amor. Nós queremos nessa pandemia revelar e tornar cada vez mais presente no coração dos fiéis essa consciência de que o amor com que Jesus nos amou é a essência com a qual nós devemos nos amar. Nós somos amados, e uma vez amados, nós também precisamos amar”, afirma o pároco, padre Lázaro Muniz.

O novenário terá início no dia 5 e a cada noite os fiéis acompanharão reflexões sobre um sub-tema. No dia 14 – Exaltação da Santa Cruz -, serão celebradas duas Missas: às 7h30, pelos paroquianos e devotos falecidos, presidida pelo padre Lázaro; e às 19h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

É importante ressaltar que as Celebrações Eucarísticas acontecerão com o número reduzido de fiéis, estabelecido pelos protocolos do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador. Assim, quem desejar participar presencialmente deve entrar em contato com a paróquia através das redes sociais: @paroqsantacruz (Instagram) e @SantaCruz.Ssa.BA (Facebook). Para aqueles que pertencem ao grupo de risco ou que, por outro motivo, não poderão estar presentes fisicamente, toda a programação também será transmitida pelo canal “Paróquia Santa Cruz em Salvador”, no YouTube.

Nossa Senhora das Dores – No dia seguinte à Festa da Exaltação da Santa Cruz, portanto em 15 de setembro, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora das Dores. Na Paróquia Santa Cruz este dia também contará com uma programação especial: alvorada, às 6h; recitação do Ofício de Nossa Senhora, às 6h30; Missa com o Movimento Mães que oram pelos filhos, às 7h3o; Meditação sobre as dores de Maria, conduzida pelas Irmãs da Santa Cruz, às 17h; e Missa festiva presidida pelo padre Lázaro Muniz.

Confira, abaixo, a programação completa:

*Dia 5 de setembro*
*Tema:* “Na Cruz duas direções que se cruzam no mandamento do amor: Deus e o próximo – O que aprendemos com a pandemia?”
*Horário:* às 18h

*Dia 6 de setembro*
*Tema:* “A Cruz é sinal que marca, envolve e acompanha o cristão no enfrentamento das adversidades – É preciso saber viver”
*Horário:* às 7h (Missa) e às 18h (novenário)

*Dia 7 de setembro*
*Tema:* “Levantado na Cruz para dar à humanidade a vida eterna – Atrairei todos a mim! – Tua casa e tua vida estão aos pés da Cruz?”
*Horário:* às 19h

*Dia 8 de setembro*
*Tema:* “Cruz, loucura de Deus para uns, fraqueza para outros! E para você que crê? Como tens assumido a Cruz de cada dia?”
*Horário:* às 19h

*Dia 9 de setembro*
*Tema:* “Ele deu Seu Filho Único – Na Cruz Sua prova de Amor extremado por ti! Tens tomado posse desta graça?”
*Horário:* às 19h

*Dia 10 de setembro*
*Tema:* “No Ministério da Cruz, Deus revela que a inteligência humana compreende menos que o coração – Seu coração é todo de Deus?”
*Horário:* às 19h

*Dia 11 de setembro*
*Tema:* “Na Cruz revelou a profundidade de Misericórdia Divina – Que pecador se converta e viva! – O que estás esperando?”
*Horário:* às 19h

*Dia 12 de setembro*
*Tema:* “O grão de trigo que morre dá muitos frutos! Eis a essência do amor e da existência humana – Dar-se por amor!”
*Horário:* às 18h

*Dia 13 de setembro*
*Tema:* “Olhando para a Cruz, disse: verdadeiramente Ele é Filho de Deus” – E quando você olha para a Cruz? O que procuras?”
*Horário:* às 7h (Missa) e às 18h (novenário)

*Dia 14 de setembro – Festa da Exaltação da Santa Cruz*
Santa Missa pelos paroquianos e devotos falecidos, às 7h30
Missa Solene presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 19h

*Dia 15 de setembro – Festa de Nossa Senhora das Dores*
6h – Alvorada
6h30 – recitação do Ofício de Nossa Senhora
7h30 – Missa
17h – Meditação sobre as dores de Maria
19h – Missa festiva

Texto: Pascom/Arquidiocese de Salvador
Foto: Pascom/Paróquia de Santa Cruz




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *