25 de outubro de 2020
  • :
  • :

Neto e Rui inauguram unidade de saúde nesta quarta

Neto e Rui inauguram unidade de saúde nesta quarta

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá será entregue pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (09), às 9h. O equipamento, localizado na Rua Elísio Mesquita (perto da Escola Municipal Professora Alexandrina dos Santos Pita), foi construído pelo governo do Estado e será gerido pela Prefeitura de Salvador.

A UBS atende a uma antiga reivindicação da comunidade, através da oferta de serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, por meio de atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Cerca de 460 pessoas serão atendidas diariamente no posto. A equipe de profissionais irá cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Serão ofertados serviços considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

Além disso, a unidade de saúde disporá de serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados, dispensação de medicamentos, confecção do cartão SUS (2ª via), acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família e acolhimento com classificação de risco.

Em dezembro de 2012, a cobertura da Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria era de 13,8% e, em setembro de 2020, alcançou 78,1%, demonstrando um incremento de aproximadamente 466,2% na atual gestão municipal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *