29 de março de 2024
  • :
  • :

Nova sede do programa Prato Amigo é inaugurada em Brotas

Nova sede do programa Prato Amigo é inaugurada em Brotas

Salvador passa a contar, a partir desta quinta-feira (17), com a nova sede do programa Prato Amigo, inaugurada pela Prefeitura na comunidade da Polêmica, em Brotas. A estrutura funciona como um banco de alimentos, fazendo serviços de coleta e distribuição de produtos do gênero alimentício para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O espaço foi entregue pelo prefeito ACM Neto e pela titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Juliana Portela.

“Esse imóvel foi devidamente planejado para receber os alimentos doados por empresas do ramo alimentício, a exemplos de supermercados, feiras, padarias. São produtos que estão em plenas condições de consumo, mas só porque apresentam algum tipo de inconformidade, seja na embalagem ou por ter prazo de validade que não é tão longo, acabam perdendo valor para comercialização”, destacou ACM Neto.

A nova unidade substitui o antigo espaço que funcionava nos Barris. O galpão conta com 580 m² e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, atendendo a 320 entidades assistenciais cadastradas junto à Sempre. A estrutura conta com câmara fria para armazenar congelados e espaços setorizados para recepção, triagem, higienização e armazenamento dos alimentos. O investimento foi de R$ 1,8 milhão, proveniente de recursos municipais.

Os trabalhos no local são conduzidos por uma equipe técnica formada por coordenador, nutricionista, assistente social, motorista, estoquista, auxiliar de estoquista, auxiliar de serviço gerais, agente de portaria, além de equipe administrativa e de apoio a coletas. A Associação Baiana de Supermercados (Abase) doou um caminhão que será usado para o transporte e recebimento dos donativos.

“Aqui será feita uma triagem para verificar se, de fato, os alimentos coletados podem depois chegar até a mesa das famílias mais pobres e para os que não possuem renda. Não é simplesmente pegar o produto e enviar. Se houve algum item vencido, por exemplo, será feita a separação e descarte”, explicou o prefeito.

O Prato Amigo conta atualmente com pouco mais de 20 empresas e organizações engajadas na ação. Já foram arrecadadas, desde 2013 até julho passado, 1.374 toneladas de alimentos. Mensalmente, o programa beneficia 25.6 mil pessoas que vivem em comunidades carentes da cidade.

“Trata-se uma iniciativa de fundamental importância para combater o desperdício, fomentar o acesso ao direito humano à alimentação de forma regular, permanente, adequada, de qualidade e em quantidade suficiente”, destacou a titular da Sempre, Juliana Portela.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *