27 de abril de 2024
  • :
  • :

Mandetta diz que Bolsonaro se recusou a analisar números da pandemia

Mandetta diz que Bolsonaro se recusou a analisar números da pandemia

Em livro lançado nesta sexta-feira (25), o ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se recusou a analisar os números da pandemia do Covid-19 mesmo tendo sido alertado quanto ao número de mortes e gravidade da doença.

No livro, intitulado “Um paciente chamado Brasil”, Mandetta relata os bastidores que o levaram a sair do ministério em abril. De acordo com o ex-ministro, projeções feitas pela sua pasta, e que previam cenários com até 180 mil mortes caso não fossem adotadas as medidas de prevenção e isolamento necessárias, foram ignoradas pelo presidente.

“O presidente veio na primeira fase, de negação da doença, e o passo seguinte foi ter raiva de quem problematizou para ele o problema, eu no caso. Achei que ele cairia na terceira fase, a da reflexão, mas ele insistiu em não querer aceitar”, disse em entrevista à Folha de S.Paulo.

Outras ações do presidente que foram apontadas por Mandetta incluem a sugestão de mudanças na bula da cloroquina por meio de decreto, medida contestada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a ausência de isolamento de forma a não “impactar na economia”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *