18 de abril de 2024
  • :
  • :

Praça João Martins é entregue requalificada em Paripe

Praça João Martins é entregue requalificada em Paripe

A comunidade de Paripe, um dos bairros mais populosos de Salvador, foi agraciada com um novo espaço de convivência, lazer e prática esportiva. A Praça João Martins, localizada na Rua Eduardo Dotto, foi entregue completamente requalificada pela Prefeitura, ganhando melhorias na pavimentação, paisagismo, colocação de mobiliários urbanos, academia de ginástica e brinquedos.

A inauguração do espaço foi feita na noite desta quarta-feira (30) pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos. A estimativa é que até o final deste ano outras 80 praças sejam entregues requalificadas pelo município.

Com 2.277,65 m² de área, a João Martins foi completamente transformada e ganhou um sistema de drenagem com piso intertravado, sanando problemas históricos de alagamento em períodos chuvosos. O que antes era um espaço subutilizado passou a ter uma série de atrativos que poderão ser aproveitados integralmente pelas famílias que residem nas comunidades do entorno, principalmente após a pandemia.

O prefeito ACM Neto confessou ter ficado emocionado ao chegar ao local. “O primeiro dia do meu governo, em 2013, foi no Subúrbio, e nunca mais me afastei daqui. Isso aqui no passado estava abandonada. Fico feliz em entregar esse equipamento totalmente revitalizado, esse espaço social tão central que poderá ser usado por moradores”, destacou, acrescentando que a região teve pelo menos outras 100 praças revitalizadas pela atual gestão.

O prefeito fez questão de salientar as ações de drenagem realizadas no entorno da praça, solucionado problemas antigos e recorrentes de alagamentos em dias chuvosos. “Quando chovia, alagava muito. Aqui existia uma questão grave de escoamento. Fizemos grandes investimentos na drenagem e em toda a infraestrutura, com a instalação de piso intertravado ao redor da praça, solucionando essa demanda antiga”.

A praça ganhou ainda parque infantil com diversos brinquedos, como balanço, escalador, cavalinho e casa de Tarzan, além de espaço de jogos com mesas de ping-pong, futebol de botão e futmesa. Também foram implantadas academias de saúde e de ginástica com aparelhos para promover as práticas de atividades saudáveis e que são direcionados para exercícios leves e alongamentos. A João Martins ganhou ainda banco modular anti-vandalismo, pista de cooper e rampa de acessibilidade.

Homenagem – O nome da praça é uma referência a João Martins, idealizador do Loteamento Jardim Suburbano de Paripe. Ele também idealizou a Escola Barros Barreto, na sua primeira construção. Além disso, construiu muitas casas para vender, através de uma Cooperativa dos Ferroviários. Foi um empreendedor que sonhava em transformar Paripe um grande bairro.

Liberação – Desde o início desta semana, todas as praças da capital baiana estão liberadas para uso do público, mas há algumas restrições para evitar a disseminação da Covid-19. A circulação de pessoas nesses espaços é livre. Contudo, a prática de exercícios coletivos e o uso dos brinquedos e espaços infantis, além de roda de capoeira, missa e cultos, estão proibidos.

A determinação é que os cidadãos mantenham o uso das máscaras e a distância mínima exigida de 1,5 metro, além ter sempre em mãos o álcool em gel para higienização frequente. Nas mesas de jogos só deverão sentar duplas, ainda assim respeitando o distanciamento recomendado.

Playgrounds ao ar livre – Mais de 450 praças foram construídas ou requalificadas pela Prefeitura desde 2013. Esses equipamentos públicos se tornaram verdadeiros playgrounds a céu aberto, garantindo aos cidadãos de todas as idades opções de lazer sem custos e próximo de casa. De acordo com a Desal, pelo menos 80% das praças entregues nos últimos sete anos estão em bairros carentes.

Dentre os maiores espaços de lazer e convivência entregues na capital estão a João Mangabeira (Barris), Lord Cochrane (Avenida Garibaldi), dos Dendezeiros (Ribeira), Benjoim (Caminho das Árvores), ACM (São Caetano), Largo do Tanque, Rotatória de São Marcos (São Marcos) e da Bíblia (Avenida Ogunjá).

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *