20 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto estuda retomada das aulas presenciais em Salvador

ACM Neto estuda retomada das aulas presenciais em Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou nesta sexta-feira (2), durante a inauguração da Estação Cidadania de São Marcos, que deve se reunir nos próximos dias com o governador Rui Costa (PT) para discutir o retorno da Educação em Salvador. Apesar de não apresentar novidades quanto ao tema, o gestor municipal disse, porém, que seu desejo é que as aulas voltem ainda neste ano.

“Eu vou solicitar uma reunião com o governador – porque todas essas decisões que temos tomado são em conjunto com o Governo do Estado. Eu pretendo ter essa harmonia até o dia 31 de dezembro, quando eu for passar meu bastão ao meu sucessor. Eu entendo que ela vem sendo fundamental para a nossa cidade. No entanto, eu acho que já é possível começar a construir uma perspectiva [de retorno], com muitos cuidados, critérios, regras, prazos e condicionantes, é claro. Mas já está na hora da gente sentar pra começar a ver a questão da retomada da Educação”, afirmou.

Neto confirmou que sua equipe já delineou os protocolos para retorno das aulas. “Os protocolos já estão muito bem desenhados e definidos, porém o desejo da Prefeitura é que qualquer decisão seja tomada em conjunto. Nós vamos conversar a respeito desse assunto nos próximos dias. Não tenho, por hora, nenhuma novidade pra trazer. Apenas informar e afirmar que o nosso desejo é que as aulas possam voltar ainda esse ano. Já estamos no mês de outubro, quando temos aí apenas três meses [para o fim do ano]. Porém o nosso desejo é que elas possam voltar ainda esse ano. Elas vão voltar ao mesmo tempo. Vamos ter fase A…”, falou.

O gestor voltou a dizer que “talvez faça sentido não voltar a educação infantil esse ano”. “Porém, tudo isso, eu vou aprofundar a discussão a partir do trabalho conjunto dos dois comitês – o da Prefeitura e o do Governo do Estado. Mais detalhes eu só posso dar depois dessas conversas com o Estado”, reafirmou.

Shoppings, lojas de rua e restaurantes – Neto também anunciou,na manhã desta sexta-feira (2), a ampliação na flexibilização de atividades já autorizadas a funcionar nas fases de reabertura da economia, a exemplo dos shoppings centers e centros comerciais, comércio de rua acima de 200 metros quadrados, cursos livres, lanchonetes, bares, restaurantes, clubes sociais e o Mercado Modelo. As novas medidas valem a partir de segunda-feira (5).

No caso dos shoppings centers e centros comerciais, o funcionamento agora pode ser das 11h às 21h, com 100% das vagas de estacionamento liberadas, todos os dias da semana. Antes, o funcionamento estava liberado apenas das 12h às 20h, com 50% das vagas.

“Isso não significa dizer que estamos mudando a capacidade total de pessoas dentro dos shoppings. Ela continua a mesma, assim como todas as regras do protocolo específico dos shoppings. Uso de máscara, controle de temperatura, higienização, distanciamento… Tudo isso continua valendo”, lembra Neto.

As lojas de rua acima de 200 metros quadrados também tiveram o horário de funcionamento ampliado, passando agora a ser das 10h às 20h, de segunda a sábado, e das 10h às 16h, no domingo, com 100% das vagas de estacionamento. Antes, esses estabelecimentos estavam autorizados a abrir apenas de segunda a sábado, das 10h às 16h, com 50% das vagas para veículos.

Os restaurantes, bares e lanchonetes ficam autorizados a funcionar até a meia-noite (antes o limite era 23h), sendo que os clientes só podem entrar dentro do prazo máximo de uma hora antes do fechamento. Além disso, a quantidade de pessoas por mesa passa de seis para oito, mantendo todas as medidas de distanciamento social e higienização estabelecidas no protocolo setorial.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *