7 de maio de 2024
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Trens do Subúrbio Ferroviário vão deixar de operar a partir de 15 de fevereiro

Trens do Subúrbio Ferroviário vão deixar de operar a partir de 15 de fevereiro

O sistema de Trens do Subúrbio, que liga os bairros da Calçada e Paripe, deixará de operar a partir de 15 de fevereiro para o início das obras de implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) entre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). No atual traçado da ferrovia, que conta com 10 estações, serão construídos os pilares do elevado do VLT. Em susbtituição ao trem, os usuários contarão com ônibus integrados ao sistema metroviário.

Pelo projeto do novo modal, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail, a obra está prevista para ser concluída no prazo de 24 meses. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, os veículos estão integrados ao sistema de ônibus urbanos e metropolitanos, além do metrô. Segundo ele, ao pagar uma única tarifa os usuários poderão pegar dois ônibus e o metrô.

A paralisação do trem permitirá que a via seja isolada, seccionada, colocados tapumes e se inicie a retirada da parte aérea de eletrificação da ferrovia. Em seguida, será iniciada a prova de carga da via, considerada etapa fundamental para que no futuro sejam fincadas as estacas, depois os pilares e, por fim, a via por onde irá circular o VLT. De forma quase simultânea, também estarão sendo construídas as estações do VLT. Já os vagões estão sendo construídos na China e a previsão é a de que o primeiro deles seja embarcado no país asiático com destino à Bahia já no mês de abril de 2021.

Linhas alternativas ao trem – Após a avaliação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem, foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

• 1614 – Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;
• 1607 – Barra X Paripe Cocisa;
• 1550 – Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;
• 1633 – Ondina X Mirantes de Periperi;
• 1606-01 – Base Naval Barroquinha;
• 1606-00 – Paripe X Barroquinha;
• 1651 – Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;
• 1637 – Mirantes de Periperi – Imbuí/Boca do Rio;
• 0706-00 – Nordeste – Joanes / Lobato;
• 1642 – Lapa X Boa v. Lobato;
• 1615 – Lapa X Plataforma;
• 1568 – Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;
• L111 – Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás
• 1567 – Vista Alegre – Barra*
• 1608 – Paripe X Ribeira
• 1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária*

Investimento – As obras do VLT contam com investimento de R$ 2 bilhões e, segundo o Governo do Estado, vão promover avanços para a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com geração de empregos e oportunidades de novos negócios. O desenvolvimento do projeto vai beneficiar diretamente cerca de 600 mil moradores da região.

O atual percurso feito pelo trem do Subúrbio, entre Calçada e Paripe, dura, em média, 40 minutos. Com a chegada do VLT, o percurso será feito em 25 minutos. Já o tempo de espera pelo trem entre uma viagem e outra é de 40 a 50 minutos e deve cair para quatro minutos, no horário de pico, com o novo modal viário.

Sustentabilidade – O VLT terá capacidade para transportar aproximadamente 170 mil usuários diariamente, será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. É considerado um meio de transporte rápido, seguro e confortável e deve ser equipado com sistema de ar condicionado e wi-fi.

A Fase 1 compreende 19,2 km, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô), estão previstas mais 5 estações.




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