28 de março de 2024
  • :
  • :

PF investiga fraude em fundos previdenciários na Bahia

PF investiga fraude em fundos previdenciários na Bahia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Nocivum, que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar benefícios previdenciários na Bahia.

Dois mandados de busca e apreensão serão cumpridos nas cidades de Salvador e Camaçari contra o grupo que é acusado de falsificar documentos utilizados para comprovar perante o INSS a exposição de trabalhadores a agentes nocivos à saúde, tais como produtos químicos, ruídos, calor, entre outros e assim, conseguir redução no tempo de trabalho necessário para obtenção da aposentadoria.

O valor do prejuízo estimado com as fraudes é de 2,5 milhões de reais, relativos a cerca de 20 benefícios previdenciários suspeitos, números estes que muito provavelmente aumentarão com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar associação criminosa (art. 288 do CPB), estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB), falsificação de documento público (art. 297 do CPB), uso de documento falso (art. 304 do CPB), com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *