19 de março de 2024
  • :
  • :

Árvores no entorno do Dique do Tororó passam por vistoria

Árvores no entorno do Dique do Tororó passam por vistoria

Uma equipe de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) iniciou as ações de vistoria, remoção de galhos caídos e poda das árvores localizadas no entorno do Dique do Tororó, no Centro de Salvador. Por ser uma área bastante arborizada, com árvores de grande porte e frequentada por populares na prática de exercícios e afins, o serviço é essencial para evitar acidentes e melhorar o paisagismo da cidade.

Além de adequar o vegetal ao espaço urbano, a vistoria previne o risco de queda de árvores, que costuma aumentar durante a temporada de chuva em Salvador. Ao todo, dez agentes estão trabalhando na região, com previsão de conclusão do serviço em aproximadamente 15 dias.

As podas são executadas com o uso de motosserras e motopodas, corda, cinto de segurança e caminhão com caçamba elevatória, que auxilia os trabalhadores no alcance dos galhos elevados. A Seman já realizou mais de 8 mil podas de árvores este ano.

O engenheiro agrônomo e coordenador de áreas verdes da Seman, Welison Silva Quadros, destacou que, além de melhorar o aspecto paisagístico, o serviço garante a segurança da população. “O dique possui muitas árvores antigas, de grande porte, que devem estar em constante avaliação, principalmente quando se aproxima o período de chuva na cidade. A vistoria minimiza o transtorno e o dano que pode ser causado em uma situação de queda, já que a área é bastante frequentada por populares e possui um tráfego bastante intenso nas vias ao redor”, avaliou o especialista.

Manutenção – O serviço de manutenção de áreas verdes em vias públicas da cidade pode ser solicitado por meio do telefone 156, do portal www. falasalvador. ba. gov. br e presencialmente, nas Prefeituras-Bairro. Será possível também fazer a solicitação pelo aplicativo Fala Salvador.

Após a solicitação, em um prazo de até 45 dias o corpo técnico da Seman, formado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos, faz a vistoria para avaliação do serviço a ser realizado.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *