28 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador inclui doulas na vacinação contra Covid-19 a partir desta segunda

Salvador inclui doulas na vacinação contra Covid-19 a partir desta segunda

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador vai incluir também as doulas, a partir desta segunda-feira (19). Também será retomada a imunização em trabalhadores da saúde, autônomos, agentes de segurança e salvamento, assim como pacientes em hemodiálise.

Em nova edição, o Corujão da Vacinação vai atender, até 21h, idosos a partir de 60 anos, nascidos até 19 de janeiro de 1961. A imunização da segunda dose prosseguirá normalmente para idosos e trabalhadores da saúde, tanto em postos drive-thru, fixos e através do serviço Hora Marcada.

Trabalhadores da saúde, autônomos, agentes de segurança pública e pacientes em hemodiálise: Todos devem estar com os nomes cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . No local de vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

Já os autônomos devem levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Os pacientes em hemodiálise devem apresentar documento oficial de identificação com foto.

No caso dos policiais federais, militares, civis e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito, todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 50 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.

As doulas, no ato da vacina, deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

A imunização para estes públicos acontece nos pontos drives e fixos montados na Fundação Baiana de Desenvolvimento para as Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Idosos – Os idosos com 60 anos nascidos entre 19 de abril e 19 de outubro de 1960, que não compareceram a um dos pontos de vacinação no final de semana, ainda poderão ser vacinados na segunda-feira (19), das 8h às 12h. No período da tarde, das 13h às 18h, será a vez dos cidadãos nascidos de 19 de outubro de 1960 a 19 de janeiro de 1961.

As doses serão aplicadas nos pontos drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova – Nazaré; Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde – Barris; Parque de Exposições – Paralela; Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula; Unijorge – Campus Paralela; e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Quem preferir pode aproveitar o Corujão da Vacinação, que vai contemplar idosos nascidos até 19 de janeiro de 1961, das 18h às 21h, nos pontos de drive-thru da Arena Fonte Nova – Nazaré, 5º Centro de Saúde – Barris, Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio e Vila Militar – Dendezeiros.

Vacina Express – Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São oferecidas 200 vagas por dia, preferencialmente, para acamados ou com dificuldade de locomoção.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para complemento do calendário vacinal segue normalmente, sem interrupção. É preciso apenas ser observada a data de retorno sinalizada no cartão de vacina na ocasião da primeira aplicação.

A ação acontece na FTC Paralela (drive e fixo), Faculdade Universo – Campus ACM (drive), Barradão – Canabrava (drive e fixo), USF San Martin III (drive), Clube dos Oficiais – Dendezeiros (fixo); UBS Ramiro de Azevedo – Nazaré (fixo) e UBS Colinas de Periperi (fixo).

Os idosos que receberam a primeira dose em casa através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo registro no site. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Hora Marcada – Serão retomados, nesta segunda-feira (19), os atendimentos e marcações no site Hora Marcada para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. A expectativa é de que cerca de 2 mil idosos compareçam após agendar o serviço na plataforma on-line, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A gestão orienta o público-alvo para que não ultrapasse o horário combinado, não comprometendo os demais agendamentos. Também é necessário evitar chegar com muita antecedência no local da vacinação para não gerar longas filas e aglomeração.

No site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br é permitido que os idosos que já receberam a primeira dose possam preencher os dados pessoais e escolher um dos locais, bem como data e hora. Em seguida, um comprovante com código QR Code será gerado para confirmar a marcação.

No total, serão destacados 25 postos de saúde e um drive na Faculdade Maurício de Nassau, da Pituba, para o atendimento da imunização com hora marcada. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

A estratégia de agendamento é mais uma opção rápida e confortável para que o idoso possa buscar a segunda dose, importante passo para completar o esquema vacinal e ficar efetivamente imunizado.

“É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Imunização, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, afirmou a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

Lista de postos cadastrados para Hora Marcada:

*Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho:* USF da Federação.

*Distrito Sanitário Boca do Rio:* USF Parque de Pituaçu.

*Distrito Sanitário Brotas:* UBS Mario Andrea e UBS Manoel Vitorino.

*Distrito Sanitário Cabula/Beiru:* UBS CSU Pernambués, UBS Eunisio Coelho Teixeira, USF Fernando Filgueiras e USF Mata Escura.

*Distrito Sanitário Cajazeiras:* USF Cajazeiras V e USF Yolanda Pires.

*Distrito Sanitário Centro Histórico:* UBS Péricles Esteves Cardoso e USF Dona Iraci Isabel da Silva – Gamboa.

*Distrito Sanitário Itapagipe:* Joanes Centro Oeste.

*Distrito Sanitário Itapuã:* USF Professor Eduardo Mamede, USF Alto do Coqueirinho e USF Nova Esperança.

*Distrito Sanitário Liberdade:* UBS Professor Bezerra Lopes.

*Distrito Sanitário Pau da Lima:* UBS Castelo Branco, USF João Roma Filho e USF Vila Nova de Pituaçu.

*Distrito Sanitário São Caetano/Valéria:* UBS Marechal Rondon, USF Antonio Lazzarotto e USF Recanto da Lagoa.

*Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário:* USF Tubarão e USF Fazenda Coutos III.

*DRIVE THRU:* Faculdade Maurício de Nassau – Campus Pituba.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *