19 de abril de 2024
  • :
  • :

Aleixo Belov vai receber Título de Cidadão Soteropolitano

Aleixo Belov vai receber Título de Cidadão Soteropolitano

Foi aprovado nesta terça-feira (4), em sessão ordinária na Câmara Municipal, o Projeto de Resolução nº 21/2021, que concede o Título de Cidadão de Salvador ao navegador ucraniano, Aleixo Belov. De iniciativa do vereador André Fraga (PV), a homenagem será prestada em data a ser definida.

“Radicado na Bahia desde criança, após fugir do seu país de origem por causa da 2ª Guerra Mundial, Aleixo construiu a sua trajetória em Salvador e tornou-se um dos maiores especialistas em engenharia naval do país”, disse André Fraga.

O vereador completou a justificativa da homenagem: “Deu a volta ao mundo por cinco vezes a bordo do Veleiro Três Marias e do Veleiro Fraternidade, sendo, este último, doado ao povo da Bahia para ficar exposto no Museu do Mar, que funcionará na sede que leva o seu nome. Por este legado, é que devemos conceder o título ao navegador”.

História – Alexey Dimitrievitch Belov, 78 anos, conhecido como Aleixo Belov, nasceu em Merefa na Ucrânia durante a ocupação alemã. Chegou à Bahia aos 7 anos, junto com os pais, para fugir da 2ª Guerra Mundial. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Localizada no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, a Fundação Aleixo Belov está alinhada com a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030. O casarão abrigará uma biblioteca, parte do acervo do navegador com recursos multimídia, além de uma cafeteria e espaços para encontros e reuniões.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *