28 de março de 2024
  • :
  • :

Tinoco propõe implantação de programa de voluntariado em escolas públicas de Salvador

Tinoco propõe implantação de programa de voluntariado em escolas públicas de Salvador

O vereador Claudio Tinoco (Democratas) sugeriu que a Prefeitura de Salvador implante um programa de voluntariado nas escolas da rede pública da cidade. O projeto de indicação 285/2021 propõe a instalação do programa para que cidadãos possam auxiliar nas atividades escolares de forma voluntária e gratuita.

“A ideia é trazer a comunidade para a escola para que eles possam colaborar com as atividades. Clubes de leituras, aulas de música, de educação ambiental são só alguns exemplos do que pode ser implantado através dos voluntários, que na verdade viriam para somar às aulas. ONGs educacionais também poderiam apoiar as unidades de ensino e trazer mais atividades para os alunos, assim como associações interessadas”, explicou o vereador Claudio Tinoco.

Tinoco destaca que “a educação é um fator transformador e de alta capacidade de desenvolvimento individual e coletivo” e que as ações eletivas desenvolvidas nas escolas poderiam revelar novos talentos e até mesmo transformar vidas.

O vereador lembra de programas de voluntariado que obtiveram êxito no país, como o Amigos da Escola, projeto social de voluntariado fundado pela Rede Globo para fortalecer a rede pública de ensino básico e o Abrindo Espaços da Unesco, que busca a inclusão social e a melhoria da qualidade das escolas.

“Principalmente agora, com a pandemia do coronavírus, o aprendizado das crianças foi diretamente afetado. Práticas lúdicas, que estimulem outros fatores como coordenação, por exemplo, podem auxiliar até mesmo na descontração e no desempenho na sala, além de aproximar as pessoas das escolas”, destacou Tinoco.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *