22 de junho de 2021
  • :
  • :

Livro “Histórias e Histórias da Bahia” será lançado em live nesta terça

Livro “Histórias e Histórias da Bahia” será lançado em live nesta terça

O livro ‘Histórias e Histórias da Bahia’ vai ser lançado na próxima terça-feira (25), pela editora Caramurê. A obra reúne contos escritos por oito autores, que têm como personagens e inspiração os baianos que viveram no século 19.

Com a proposta de trazer a narrativa ficcional de inspiração histórica, ‘Histórias e Histórias da Bahia’ promete levar o leitor ao passado, com um passeio pelo tempo dos bondes de burro, dos lampiões a gás e de óleo de baleia.

Os escritores que assinam a obra são: Aleilton Fonseca, Carlos Ribeiro, Clarissa Macedo, Marcus Vinícius Rodrigues, Mirella Márcia Longo, Saulo Dourado, Suênio Campos de Lucena e Wesley Correia

Em ‘O olhar distante’, Marcus Vinicius Rodrigues se debruça sobre uma fotografia, assinada por Gaensly e Lindemann, para contar a visão deste último fotógrafo sobre a Salvador da época.

No conto ‘Um certo João Ramos de Queiroz’, de Carlos Ribeiro, o escritor transita entre o passado e o presente em busca de conhecer os caminhos de um pioneiro nos negócios de transportes urbanos da capital baiana.

Agnese Trinci Murri, último amor do poeta Castro Alves, é inspiração de Mirella Márcia Longo em ‘Uma mulher como tantas’. Saulo Dourado reescreve fatos que remetem a infância do médico Juliano Moreira em ‘Todas as luzes’. Já Antônio Lacerda é o protagonista do conto ‘O homem do elevador’, de Suênio Campos de Lucena.

O crime passional de Júlia Fetal inspira Clarissa Macedo em ‘O ouro da ira’. A luta do jurista Luiz Gama, filho da negra Malê Luiza Mahin, pela libertação dos escravos, é a inspiração para Wesley Correia em ‘Libertário’. Por fim, em ‘Viva o conselheiro’, o Aleilton Fonseca traz outra visão de um jornalista sobre a Guerra de Canudos.

O evento virtual de lançamento às 19h30min no canal no YouTube da Caramurê e contará com a presença do organizador Fernando Oberlaender, do historiador Daniel Rebouças, além dos autores.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *