26 de abril de 2024
  • :
  • :

Governo do Estado entrega contenção de encosta no bairro de São Caetano

Governo do Estado entrega contenção de encosta no bairro de São Caetano

Mais uma obra de contenção de encostas foi entregue pelo governador Rui Costa na manhã desta terça-feira (1°). Com a intervenção, que recebeu recursos da ordem de R$ 2,5 milhões, as chuvas não vão mais colocar em risco os cerca de três mil moradores do entorno da Rua José Hipólito, no bairro de São Caetano.

Na ocasião, Rui destacou que a entrega da encosta em dia de chuva, como na manhã desta terça (1º), é ilustrativo. “Quem morou em cima ou embaixo de encosta, sabe o desespero que é das famílias nessa época que está chovendo. Hoje é uma boa demonstração disso. As famílias aqui levaram anos para ir construindo lentamente as suas casas e corriam risco de perder, além do seu patrimônio, perder a vida em um desastre. Então, a gente vai continuar esse investimento para poder salvar vidas”, afirmou.

Rui acrescentou que o Governo do Estado manterá o investimento em encostas mesmo sem recursos federais. “O governo federal infelizmente, na semana passada, fez publicação zerando o orçamento e a participação nesses programas de encostas. Nós vamos inclusive, se necessário for, judicializar, mas vamos manter com recursos próprios até eventualmente termos uma decisão disso”.

A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e integra o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais, em execução pela companhia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). “Mais uma encosta que está sendo entregue hoje com o objetivo único de salvar vidas. Nós temos um total hoje já realizado de aproximadamente 70 encostas. Temos mais de 20 programadas, já em obras, e outras 20 também ainda a construir”, explicou o presidente da Conder, José Trindade.

A solução proposta para a intervenção na Rua José Hipólito foi a execução de painéis com solo grampeado e com retaludamento e revestimento vegetal, além de passeio e serviço de drenagem com canaletas, tubulação e descida d’água.

Contenção de encosta – Desde que o programa teve início, em 2014, 68 localidades de Salvador e três de Candeias já foram beneficiados com investimentos que ultrapassam o valor de R$ 120 milhões. Nas obras de contenção realizadas pela Conder são utilizadas técnicas definitivas para construir a estrutura e, assim, evitar que ocorram deslizamentos nas 109 áreas de risco alto e muito alto que estão sob a responsabilidade da empresa, a exemplo dos bairros de Cajazeiras, Palestina, São Cristóvão, Castelo Branco, Bela Vista do Lobato, Liberdade, Paripe, Alto do Peru, Pau da Lima, Pirajá, Plataforma, Beiru, Coutos, ente outros. Em Candeias foram construídas contenções nas ruas Cajueiro, Santa Clara e Sarandi.

Fonte: Secom/GOVBA
Foto: Fernando Vivas/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *